Pesquisar

Calendário

Setembro 2017
D S
1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30

 

capes horizontal   

Cnpq

        

periodicos2

 

logo faperj cor

 

01. Como posso me inscrever na Biblioteca?

Se o usuário não estiver com seu cadastro atualizado na Base Minerva, a inscrição na biblioteca só poderá ser feita mediante apresentação da seguinte documentação:

Alunos 

Confirmação de Registro de Inscrição em Disciplinas – CRID ou declaração de matrícula com carimbo da secretaria de ensino e nada consta emitido pela biblioteca do seu curso.

 

Funcionários e professores 

Carteira funcional ou o último contracheque.

 

Pesquisadores e Bolsistas 

Declaração comprobatória de vínculo com a instituição.

 

02. Como posso consultar o catálogo das Bibliotecas?

A consulta aos catálogos da biblioteca é realizada através da Base Minerva, base de dados da UFRJ gerenciada pelo software Aleph, onde se encontra todo o acervo das respectivas unidades de informação. A base pode ser acessada livremente a partir de qualquer microcomputador ligado à Internet, através do site http://www.minerva.ufrj.br.

 

03. O que posso levar emprestado?

Alunos de graduação e pós-graduação, professores e técnico-administrativos devidamente cadastrados podem retirar: livros, folhetos, dissertações, teses, CD-Rom e fitas de vídeo através do empréstimo domiciliar.

 

04. Quando o material não pode ser emprestado?

 

Quando se tratar de:

- Trabalho de Conclusão de Curso – TCC;

- Primeiro exemplar de dissertações ou teses;

- Periódicos;

- Obras Especiais;

- Material separado para as bibliografias básicas dos cursos ministrados no IPPUR;

- Obras de Referência (ex.: dicionários, enciclopédias etc). Sua sinalização é indicada com a letra "R" na primeira linha da etiqueta da lombada do livro, no número de chamada.

Obs.: Todo material listado acima encontra-se disponível apenas para consulta local e reprodução em partes, levando-se em conta a Lei n. 9610, de 19 de fevereiro de 1998 - Lei de Direitos Autorais.

 

05. Localizei em uma biblioteca de outra instituição o livro que preciso. Como posso pegar emprestado?

Sendo aluno de pós-graduação ou professor do IPPUR, você poderá pedir empréstimos a bibliotecas de outras instituições, através do Empréstimo entre Bibliotecas.

 

06. Não sou aluno da UFRJ. Posso realizar empréstimos?

Sim, por Empréstimo entre Bibliotecas, que deve ser solicitado à biblioteca de sua instituição de origem.

 

07. Quais são as bases de dados às quais a CAPES dá acesso?

As bases de dados disponíveis são acessadas diretamente no Portal da CAPES: http://www.periodicos.capes.gov.br.

 

08. Como posso acessar as bases de dados e os periódicos da CAPES?

É possível acessar as bases e os periódicos da CAPES a partir de qualquer microcomputador com acesso à Internet, tanto nas dependências das universidades quanto na sua casa, através do Acesso Remoto.

 

09. O que é acesso remoto?

É um serviço disponível para alunos de pós-graduação, docentes e técnico-administrativos cadastrados no Sistema de Bibliotecas da UFRJ, e que permite o acesso às bases de dados e periódicos on-line a partir de qualquer microcomputador com acesso à Internet, através de uma só senha.

 

10. Como posso obter o Acesso Remoto?

Professores, pesquisadores, pós-graduandos e técnico-administrativos podem solicitar o Acesso Remoto ao Portal de Periódicos da CAPES através de formulário acesso remoto

  

11. Fui aluno do IPPUR e a minha dissertação/tese ainda não está disponível no site, o que devo fazer?

Entre em contato conosco pelos telefones (21) 2598-1930/2598-1942 ou pelo e-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Deste modo, estaremos prestando os devidos esclarecimentos no que se refere a inclusão do documento, bem como sua disponibilização em meio digital.

 

12. Como encontrar uma obra no acervo da Biblioteca do IPPUR?

Para encontrar um item de nosso acervo, basta acessar diretamente pela Internet a Base Minerva da UFRJ, procedendo a busca do documento de interesse por autor, título, assunto e outros. Ao encontrar o material que necessita, clique na sigla IPPUR para obter a localização do livro na estante.

 

Observação:

Se você tiver alguma dúvida que não esteja respondida nesta seção, entre em contato com a biblioteca.

UFRJ IPPUR - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ