Pesquisar

pt br  en us

 

capes horizontal   

Cnpq

        

periodicos2

 

logo faperj cor

 

1º_Seminário_de_Teses_e_Dissertações_-_2020.png

 

1º Seminário de Teses e Dissertações PPG-PUR/2020

Data: 28/09/2020

Horário: 14h

Local: https://www.youtube.com/watch?v=dt1vZikOoTQ

 

- Rita Gonçalo, Socióloga e Doutoranda do PPG-PUR

Título: Urbanidade gospel: megatemplos evangélicos na experiência urbana Orientação: Pedro de Novais

https://youtu.be/gz7LetG0YDM

 

- Thiago da Silva Ferreira, Administrador Industrial e Doutorando do PPG-PUR

Título: Expansão mineral no Sul Brasileiro: Análise dos discursos relativos à implementação do projeto carbonífero Mina Guaíba

Orientação: Edwin Muñoz Gaviria

A pesquisa visa à análise crítica dos diversos discursos e práticas relacionados ao processo de implementação da Mina Guaíba entre Eldorado do Sul e Charqueadas, ambos municípios situados no Estado brasileiro do Rio Grande do Sul, contemplando o estudo das perspectivas tanto de seus apologistas quanto de sua oposição crítica, seus discursos e práticas manifestas assim como implícitas com base no arcabouço teórico do processo de silenciamento da crítica social pelas grandes empresas extrativistas, mais especificamente analisando os efeitos da falácia da “produção, uso limpo e eficiente do carvão mineral nacional”.

 

Comentários

- Soraya Simões

Professora Adjunta do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR-UFRJ).

Doutora em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia (2008), da Universidade Federal Fluminense (PPGA/ICHF-UFF).

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (PPG-PUR)

Pesquisadora associada do Laboratório de Etnografia Metropolitana - LeMetro/IFCS-UFRJ e do Instituto de Estudos em Administração Institucional de Conflitos (INCT-InEAC).

 

- Filipe Corrêa

Professor Adjunto do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ)

Coordenador do curso de Especialização em Gestão Pública (IPPUR/UFRJ)

Pesquisador do INCT Observatório das Metrópoles

[www.observatoriodasmetropoles.net]

 

6 Luiz Antonio Machado

                                                                                              Fonte: site Observatório das Metrópoles, 2018.

 

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) comunica, com pesar, o falecimento do Professor Luiz Antônio Machado da Silva, Professor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos, da UERJ, membro da Rede INCT Observatório das Metrópoles e Professor aposentado do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais/Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

No IPPUR, Luiz Antonio  Machado da Silva fez parte do reduzido time de professores que ajudaram na resistência ao projeto autoritário de extinção do então Programa de Mestrado e Planejamento Urbano e Regional (PUR), quando este foi expulso da COPPE por razões políticas e quando o corpo de professores foi desligado da instituição na sua quase totalidade. Machado foi contratado como professor temporário pela Reitoria, então alinhada ao governo militar, por força de uma ação judicial vitoriosa, impetrada por alunos de mestrado que queriam terminar o seu curso.

Criou no PUR uma disciplina de Sociologia Urbana, que retomava os clássicos e chegava até aos debates contemporâneos, e que era muito apreciada pelos alunos, tendo ficado durante muitos anos conhecida como “o curso do Machado”, caracterizada pela densidade, originalidade e criatividade. Temido por todos  por seu rigor como orientador e como examinador de bancas de dissertação e teses, sabia como poucos incentivar os estudantes e valorizar seus esforços.

Para a sociologia urbana deixa uma obra de grande valor, também pelo rigor e por sua autêntica imaginação sociológica.   Fatos expressos, por exemplo, na inventividade da sociologia do botequim e do conceito único da sociabilidade violenta. Inventividade por sua capacidade da prática de pensar a partir das margens da sociedade urbana brasileira, para então lançar luz sobre os seus desafios centrais.

Para amigos que desfrutaram o privilégio do convívio íntimo, deixa uma lacuna de afetos e de trocas intelectuais sempre estimulantes.

O IPPUR, neste momento de dor e tristeza, transmite condolências aos familiares, amigos, colegas e alunos do Professor Machado.

 

Machado, presente!

 

5. Seminário Labespaço

 

O Laboratório Espaço do IPPUR está organizando o seminário/disciplina “Inovação na política e espaço” que acontece de 04 de agosto a 22 de setembro de 2020 nos dias de terça-feira das 16 hs às 19 hs. 

 

Na 8a e última sessão (22/9) o tema do debate será o modelo de cidades inteligentes e as consequentes transformações do território.

 

O objetivo da disciplina/seminário é revelar os resultados da inovação sobre o território e a consequente transformação das relações de poder. Por isso, serão abordados temas relativos ao fenômeno da desinformação, do papel das redes sociotécnicas na participação política e na educação, assim como os efeitos da tecnologia no contexto urbano e seus resultados sobre a democracia. 

 

Para analisar a complexidade desse contexto histórico é necessário contar com a

participação de especialistas em informática e ciências sociais. Com esse intuito o seminário reúne pesquisadores de diferentes disciplinas em torno de um campo, capaz de analisar as transformações advindas na sociedade digitalizada.

 

Os ouvintes poderão acompanhar o seminário pelo canal Youtube da Agência IPPUR: https://youtube.com/c/AgênciaIPPUR

Para mais informações siga as redes sociais do LabEspaço (/labespacoufrj)!

WhatsApp_Image_2020-09-17_at_14.39.40.jpeg

A 35ª edição do Boletim IPPUR discute o Autoritarismo mineral e traz uma reflexão sobre o Setembro Amarelo, entre outros artigos e eventos. Leia e compartilhe!

Link: https://tinyurl.com/boletimippur35

WhatsApp_Image_2020-09-03_at_12.05.21.jpeg

 

O Boletim IPPUR n. 34 traz um artigo de Tânia Bacelar e Fábio de Oliveira, o curta  "Quarentena em Paris", de Pedro de Novais, além de seminários, editais e eventos. Leia e compartilhe.

Link: https://tinyurl.com/boletimippur34

UFRJ IPPUR - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ