Pesquisar

pt br  en us

 

capes horizontal   

Cnpq

        

periodicos2

 

logo faperj cor

 

Um dos maiores economistas brasileiros de todos os tempos, Celso Furtado completaria 100 anos em 2020.

 

Homenagem ao centenário de Celso Furtado e Florestan Fernandes. Participação: Wilson Vieira, do Instituto de Economia da  UFRJ; Carla Curty, do Instituto Três Rio, da UFRRJ; Jaime León, do Instituto Instituto de Economia da UFRJ e Gabriel Campos, discente do curso de graduação em Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social da UFRJ. 

 

Em mais uma entrevista da série que o Laboratório de Estudos Marxistas (LEMA - UFRJ) preparou em virtude do centenário, recebemos o professor João Paulo Hadler para discutir as raízes estruturais da crise brasileira: um papo sobre nova dependência, meios e fins do desenvolvimento, soberania nacional, governos petistas, entre outros temas e análises a partir do pensamento de Furtado.

 

Para ter acesso à entrevista, clique aqui: https://bit.ly/31n6vEa

                                                                                                                                             

Para mais  artigos, vídeos e manifestações artísticas do LEMA: problematizes.org

 

O IRBæc (Instituto Rui Barbosa de Altos Estudos em Cultura) da Fundação Casa de Rui Barbosa conseguiu viabilizar, por meio de parcerias com o Departamento de História da PUC-Rio e o Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp/Uerj), os seus cursos online ao longo deste segundo semestre de 2020. Para o primeiro curso, ministrado pelo professor Christian Lynch, a começar a 14 de setembro, as inscrições já estão abertas. Em anexo, além do pôster do curso, segue a programação completa. Informações e inscrições em: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

 

IRBæc Instituto Rui Barbosa de altos estudos em cultura

Fundação Casa de Rui Barbosa

 

Calendário de cursos online – 2020/2

 

Em parceria com o Departamento de História

da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

 

1. Pensamento conservador no Brasil monárquico (1800-1860), com Christian Lynch (FCRB)

Datas: segundas-feiras, dias 14, 21 e 28 de setembro e 5 de outubro

Horário: 17 às 19 horas

 

2. Três tópicos de reflexão recente: Baltasar Gracián, Robert Musil e fenomenologia da voz humana, com Hans Gumbrecht (Stanford University, EUA)

Datas: terças-feiras, dias 6, 13 e 20 de outubro

Horário: 17 às  19:30 horas

 

3. Liberalismo e nacionalismo ibérico: pensamento social no mundo ibérico na era das revoluções, com Fernando Catroga (Universidade de Coimbra, Portugal) A ser confirmado

Datas: sextas-feiras, dias 16, 23 e 30 de outubro e 6 de novembro

Horário: 14 às 16h

 

4. Hannah Arendt ontem e hoje, com Ellen Spielmann (Universidade de Tübingen, Alemanha)

Datas: sextas-feiras, dias 13, 20 e 27 de novembro e 4 de dezembro

Horário: 14 às 16 horas

Em parceria com o Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp)

da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)

 

5. Judicialização da política, organizado por Fábio Kerche (FCRB/Unirio)

Datas: quartas-feiras, dias 4, 11, 18 e 25 de novembro

Horário: 17 às 19h

Informações e inscrições pelo e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

 

11. Curso

 

WhatsApp Image 2020 09 10 at 13.15.33

 

 

Você concluiu seu curso de graduação entre 2014 e 2020 e o tema do seu TCC ou monografia tem relação com inovação no setor público? A rede Conexão Inovação Pública RJ quer conhecer e valorizar o seu trabalho acadêmico!

 

Participe do Prêmio UniversInova 2020, uma ação do Conexão com o apoio da República.org e da WeGov! Inscrições gratuitas até 30 de setembro!

 

Regulamento e formulário de inscrição disponíveis aqui: https://lnkd.in/eZYiHmE

 

Captura de Tela 2020 09 15 às 08.44.53

 

 

O Laboratório de Estudos em Gestão de Cidades e Territórios (LaCITE/UFCA) vem convidá-los(as) a participarem do II Simpósio de Gestão de Cidades: Pandemia, Vulnerabilidades Urbanas e Gestão de Cidades, bem como solicitar que o evento seja divulgado ao corpo docente e discente dos respectivos cursos, grupos de pesquisas e laboratórios.

 

Definido para ser realizado nos dias 07 e 08 de Outubro, o evento será totalmente virtual, respeitando as recomendações de distanciamento e isolamento social orientados pelas autoridades de saúde no combate ao Novo Coronavírus (COVID-19).

 

A programação do II Simpósio de Gestão de Cidades divide-se entre painéis e apresentações de trabalhos científicos e tecnológicos. Neste sentido, foi divulgado no dia 17/08 a Chamada de Trabalhos que irão compor a programação do evento. 

 

Além disso, já encontra-se aberta as inscrições para o evento. Que contará com emissão de certificados.

 

Link do Edital do II Simpósio de Gestão de Cidades: https://drive.google.com/drive/folders/17KiEDbVVLIrq82rAza6VV1sbx4mKq0HA?usp=sharing

Link de inscrição do evento: https://www.even3.com.br/iisimposiogestaodecidades/

Para mais informações sobre o evento acesse nossas mídias sociais: Instagram(@cidade.ufca) e Facebook (Cidades UFCA). Além disso, não deixe de inscrever-se em nosso canal no YouTube(LaCITE).

 

Certos de contarmos com a valiosa participação de cada um no evento, bem como na divulgação, agradecemos imensamente o apoio.

 

Com os melhores cumprimentos, 

Prof. Dr. Francisco Raniere Moreira da Silva

Comissão de Comunicação do II Simpósio de Gestão de Cidades

Laboratório de Estudos em Gestão de Cidades e Territórios - LaCITE/UFCA

 

Convite

Eixos Temáticos

 

 

7. Revista

 

 

A Revista Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), publicação do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), lançou o número 30 dedicado aos "Impactos e repercussões da Covid-19 na sociedade". Os professores do IPPUR Fábio de Oliveira e Deborah Werner e a graduanda do GPDES Clarice Rocha participaram da edição. Confiram!

 

 

Prezad@s Leitores,

 

Apresentamos o novo número dos CCSA – Ano XVII, nº 30, jul./dez. 2020 – e, nessa edição, reservamos o espaço da Revista para a discussão dos “Impactos e repercussões da Covid-19 na sociedade”. Mesmo sentindo a dor e o sofrimento de muitas famílias no nosso país e no mundo, a equipe dos CCSA e os/as autores/as desenvolveram um trabalho que se debruça sobre os desafios para vencer a doença, cuja superação passa, necessariamente, pelo fortalecimento do papel do Estado, pela valorização do sistema de saúde pública, das políticas de assistência social, pelo socorro aos pequenos negócios, entre outras questões.

 

Esperamos que aproveitem essa edição e que possam divulgá-la entre os pares, bem como nas Instituições com as quais possuem vínculo e/ou familiaridade.

 

Lembramos que a submissão de artigos é contínua. Acessem o site e saibam mais detalhes na Aba Submissões.

 

Apresentamos, abaixo, os títulos dos artigos publicados nesse número. Para acessar o conteúdo completo, basta clicar no link: http://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa

Saudações acadêmicas!

 

Andréa Braz da Costa e Almiralva Ferraz Gomes

Editoras dos Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA)

 

Gilsileide Cristina Barros Lima, Rosana Márcia Tinôco Leite e Adilson de Lima Pereira

Coordenação Administrativa dos Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA)

UFRJ IPPUR - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ