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O curso formará o Bacharel em Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social, com uma das duas ênfases seguintes:

- Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social – Ênfase em Gestão do Setor Público;

- Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social – Ênfase em Gestão do Terceiro Setor.

O bacharel em Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social será um profissional com formação pluridisciplinar no campo das Ciências Sociais Aplicadas, qualificado científica, técnica e eticamente para:

- Contribuir com o aperfeiçoamento da ação pública nos mais diferentes campos e níveis;

- Participar e conduzir processos de concepção, elaboração e implementação de políticas, planos, programas e projetos na esfera pública;

- Atuar na gestão, monitoramento e avaliação das práticas e intervenções de agências governamentais e não governamentais;

- Contribuir, através de conceitos, métodos e práticas inovadoras e democráticas, para a maior eficiência e efetividade da intervenção pública de instituições governamentais e não governamentais;

- Contribuir para a gestão profissional e eficiente de organizações do Terceiro Setor – organizações não governamentais, Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público, cooperativas e outras organizações produtivas de economia solidária, tanto quanto associações e organizações cívicas de vários tipos, que desempenham crescente papel na vida contemporânea, tanto do ponto de vista econômico, como político e cultural.

O Bacharel em Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social deverá ter as seguintes competências e habilidades:

- Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, transferir e generalizar conhecimentos e conduzir, em diferentes graus de complexidade, processos participativos de tomada de decisão;

- Produzir análises e diagnósticos sociais nas escalas local, regional e nacional, com vistas à concepção, elaboração, implementação e gestão de políticas, planos, programas e projetos na esfera pública;

- Analisar os limites e possibilidades legais da ação de órgãos governamentais e não governamentais;

- Assessorar e contribuir para a concepção e elaboração de normas e regramentos legais e infra-legais;

- Elaborar e analisar orçamentos de órgãos governamentais e não governamentais;

- Analisar e contribuir para a análise do desempenho contábil de órgãos governamentais e não governamentais;

- Monitorar e produzir avaliações de políticas, planos, programas e projetos públicos;

- Participar da concepção e criação de programas públicos de comunicação social relativos a políticas, planos, programas e projetos;

- Elaborar relatórios, avaliações, análises de políticas, planos, programas e projetos;

- Coletar, interpretar e usar informações econômicas e sociais para a concepção, elaboração, implementação e gestão de políticas, planos, programas e projetos na esfera pública;

- Avaliar a ação pública segundo critérios de efetividade, eficiência e ética;

- Desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive em processos de negociação, processos participativos e em comunicações interpessoais ou intergrupais;

- Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;

- Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional apto a enfrentar situações novas.

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