D S

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) consiste em um RCS – Requisito Curricular Suplementar, correspondendo a 8 (oito) créditos, com a carga horária mínima de 360 horas, cumprida em, no mínimo, 2 (dois) períodos acadêmicos consecutivos.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) poderá assumir a forma de:

- Relatório de Pesquisa (RP), que deverá expor os resultados de uma pesquisa monográfica sobre tema concernente à Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social, com 30 (trinta) a 50 (cinquenta) páginas.

- Relatório Técnico (RT), que deverá expor os resultados de estudo aplicado de políticas, planos, programa, projetos e/ou práticas de gestão em instituição pública ou não governamental, contendo, cumulativa ou alternativamente, diagnóstico e proposições de aperfeiçoamento do desempenho, com 30 (trinta) a 50 (cinquenta) páginas.

O TCC será orientado por um professor do quadro docente do GPDES ou de outras unidades da UFRJ, quando autorizado pelo(a) Coordenador(a) Adjunto(a) de Pesquisa e Trabalho de Conclusão de Curso.

Constituem requisitos para a inscrição em TCC:

- Ter concluído todas as disciplinas de formação básica (obrigatórias), de formação concentrada (eletivas, de escolha restrita) e de formação complementar (optativas, de escolha condicionada);

- Proposta de projeto de pesquisa ou de estudo aplicado, conforme a opção do estudante;

- Aceite de um professor orientador.

A aprovação no TCC, para ambas as modalidades, far-se-á mediante apresentação pública presencial e julgamento por banca formada por pelo menos dois professores – o orientador e um professor do corpo docente do GPDES. No caso de orientador externo ao GPDES, a banca deverá ser integrada pelo orientador e pelo menos dois professores do corpo docente do GPDES.

Resolução GPDES nº 07-2013

Aprova as Diretrizes para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC – do GPDES.

Contato

Coordenador(a) Adjunto(a) de Pesquisa e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): tccgpdes.ufrj.br

Agenda de apresentações de TCC

Oportunidades