Pesquisar

Calendário

Setembro 2017
D S
1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30

 

capes horizontal   

Cnpq

        

periodicos2

 

logo faperj cor

 

Histórico e Especificidade do PUR/IPPUR

O Programa de Pós- Graduação em Planejamento Urbano e Regional - PUR - da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi criado em 1971, no âmbito da Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia - COPPE. Um dos primeiros a oferecer cursos de pós-graduação nesta área no país, o PUR deu origem, em 1987, ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional - IPPUR - instituto especializado que integra o Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas. Ao longo de seus 40 anos de existência o PUR/IPPUR formou aproximadamente 350 mestres e 100 doutores em Planejamento Urbano e Regional.

Diferentemente de outras áreas das Ciências Sociais Aplicadas, não existe no Brasil uma formação universitária, em nível de graduação, em Planejamento Urbano e Regional. Além disso, é amplamente reconhecido que o estudo e a análise de questões urbano-regionais não podem prescindir de uma abordagem interdisciplinar, combinando conhecimentos de Sociologia, Economia, Geografia, Urbanismo, Ciência Política e Direito. Portanto, o desenvolvimento de estudos e pesquisas na área do PUR deve ser pautado, necessariamente, por forte conteúdo de natureza interdisciplinar. No caso do IPPUR, pelo fato de o programa não estar ligado a uma graduação, seja disciplinar, seja profissional, foi possível desenvolver forte interdisciplinaridade, ancorada nas Ciências Sociais – Economia, Sociologia e Ciência Política. Essa interdisciplinaridade se manifesta claramente na formação do corpo docente permanente do Programa, que envolve professores formados em Arquitetura e Urbanismo, Sociologia, Economia, Engenharia, Geografia, História e Administração Pública. Como conseqüência, o Programa tem recrutado estudantes de diversas formações e com diferentes inserções profissionais.

Para enfrentar o desafio da interdisciplinaridade, o Programa optou por desenvolver uma organização acadêmica (currículo) com amplo conteúdo formativo, que se expressa na carga horária ocupada por disciplinas obrigatórias de formação teórica e analítica nos três campos disciplinares já citados, em suas conexões com a dimensão territorial dos processos sociais. 

Mudanças significativas ocorreram no campo do Planejamento urbano e Regional nos últimos 30 anos. Nesse sentido verificou-se uma evolução, ampliação e diversificação de temáticas, que passaram a incluir fortemente dimensões tecnológicas, ambientais e culturais. Além disso, os processos de reestruturação territorial decorrentes das mudanças sócio-político-econômicas implicaram a necessidade de se repensar as escalas territoriais de análise dos fenômenos sociais e de intervenção política, colocando novos desafios para o Instituto.

O programa mantém uma única área de concentração – Planejamento Urbano e Regional, de forma a garantir tanto a interdisciplinaridade quanto a interação entre estudos de corte mais analítico e investigações com enfoques mais voltados para a intervenção.

 

 

UFRJ IPPUR - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ