D S

A Comissão Organizadora convida pesquisadores dos diversos campos disciplinares conexos à História da Cidade e do Urbanismo para participar do XV Semináriode Históriada Cidade e do Urbanismo que acontecerá na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 18 e 20 de setembro de 2018. O XVSHCU, assim como suas edições anteriores realizadas desde a década de 1990, é parte integrante da programação científica da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR).

O tema central do XV SHCU é “A Cidade, o Urbano, o Humano”.

Eixos Temáticos

Ideários, urbanismos e processos de institucionalização

Memória do pensamento urbanístico. História dos escritos. Escolas e filiações teóricas. Itinerários profissionais. Circulação das ideias e das práticas. Normas, planos, projetos, proposições e meios técnicos. Instituições, burocracias especializadas e organizações da sociedade civil. Discursos e fontes documentais. Visões contemporâneas.

Vilas e cidades, urbanização e regionalização

Narrativas de assentamentos e cidades. Processos de formação do domínio regional e definição de fronteiras. Antigas e novas centralidades. Favelização, suburbanização, periferização e metropolização. Segregação, precarização, lutas sociais e as vozes pelo direito à cidade.

Representações, subjetividades e saberes sobre a cidade

Olhares da ciência social, antropologia, filosofia e psicanálise. Sensibilidades e imaginários da cidade no cinema, literatura, fotografia, artes plásticas, imprensa e publicidade. Arte pública e arte popular. Sociabilidades e identidades. Mal-estar do viver urbano, violência, discurso do ódio e cidade de exceção.

Paisagem cultural e o patrimônio

Vestígios materiais e memória coletiva. A paisagem natural e cultural da cidade e da região. Políticas públicas de salvaguarda e instrumentos de planejamento urbano. Agentes e instituições da preservação. Centros históricos e cenários urbanos. Mercantilização da imagem urbana e turismo.

Datas importantes

Envio de trabalho completo

até 05 de março de 2018

Divulgação dos trabalhos aprovados