Pesquisar

pt br  en us

 

capes horizontal   

Cnpq

        

periodicos2

 

logo faperj cor

 

INFORMES PERÍODO LETIVO 2019.1

Nota de pesar

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional lamenta o falecimento do Professor Hermes Magalhães Tavares, no dia 13 de setembro de 2019.
Mestre e Amigo, o Professor Hermes teve papel crucial na criação e consolidação do IPPUR, formou centenas de mestres e doutores, muitos dos quais hoje docentes do Instituto.
Natural da Bahia, Hermes é de uma geração engajada na superação da pobreza, da doença, do analfabetismo e da fome vigente de longa data nas sociedades latino-americanas e, em especial, no nordeste brasileiro. No início dos anos 1960 já trabalhando na Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), fez o concorrido o Curso de Especialização em Problemas de Desenvolvimento ministrado na Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL). As ideias estruturalistas cepalinas e a perspectiva do planejamento econômico via Estado marcariam sua trajetória profissional - fez parte da equipe que definiu os polos de desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) - e acadêmica. Após alguns anos trabalhando no Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), o professor Hermes ingressou na UFRJ em 1978. Dedicado professor nas diversas disciplinas da pós-graduação, em meados dos anos 1990 assumiu a direção do Instituto, sem, no entanto, deixar de lado uma das suas paixões: a de trabalhar, enquanto editor ou não, na produção dos Cadernos IPPUR.
Hermes orientou um sem número de trabalhos de conclusão de curso (monografias, dissertações e teses) e deixa um legado extraordinário sobre as experiências de planejamento referidas ao Brasil cotejadas com experiências verificadas nos países desenvolvidos, em particular as francesas. Ele se coloca no rol dos (grandes) autores preocupados e contributivos com a Questão Regional Brasileira. Nessa sua longa e fecunda trajetória nunca lhe escapou a entrada em cena de temas novos ou revestidos de supostas novidades, como os dos arranjos produtivos locais e os impactos territoriais das políticas públicas. Muito querido por todos que com ele conviveram (alunos, funcionários e colegas), expressamos nossa profunda dor e nossa solidariedade à família do nosso colega e amigo, o professor Hermes Magalhães Tavares.

 

Atenção:

Informamos que, devido à situação atual, estamos financiando apenas os convidados para banca de defesa de tese. Os exames de qualificação, no momento, não serão financiados.  Cabe salientar que ajuda de custo a docentes e discentes (mestrado/doutorado) continuam sendo apoiados com um evento por semestre.

 

Trabalhos de conclusão de curso

Link: Trabalho de Conclusão de Curso - Defesas setembro

 

Programação de qualificações de Mestrado e Doutorado

05, 06 e 10 de Setembro

12 e 17 de Setembro

 

Alunos aptos a colar grau - 2019.1

Lista dos alunos aptos a colar grau - 2019.1

ATENÇÃO: A nova data da colação de grau dos alunos de 2019.1 é no dia 05 de Setembro de 2019!

 

Cartazes de Defesa de Mestrado e Doutorado - Agosto e Setembro

Defesa de Dissertação de Mestrado - Beatriz Diniz Kalichman

Defesa de Dissertação de Mestrado - Victor Fernando Guimarães Vieira da Cunha

Defesa de Dissertação de Mestrado - Bruno Amadei Machado

Defesa de Dissertação de Mestrado - Gustavo Macedo Poeys

Defesa de Tese de Doutorado - Camila Pereira Saraiva

Defesa de Tese de Doutorado - Carlos Henrique Carvalho Ferreira Junior

Defesa de Tese de Doutorado - Nelson Diniz de Carvalho Filho

Defesa de Tese de Doutorado - João Paulo Monte de Santana

 

Nota sobre o Conhecendo a UFRJ

Caros estudantes do GPDES,
em nome da Coordenação de Graduação e da Direção Colegiada do IPPUR, gostaríamos de parabenizar os estudantes do GPDES pelo engajamento e comprometimento em fazer do Conhecendo a UFRJ 2019 um grande sucesso!
São esses momentos é que nos trazem  a certeza de estarmos contribuindo para a formação de gestores com espírito público e cientes do seu papel para o Campo de Públicas e para a sociedade. 

Com certeza teremos excelentes turmas para os próximos semestres! 

Parabéns!

Coordenação de Graduação/Direção Colegiada.

 
 

Menção Honrosa

Parabenizamos o nosso aluno Júlio Cesar Silva Dias, que recebeu Menção Honrosa pelo trabalho intitulado: "O manejo interinstitucional da “degradação legítima”. A burocratização subordinada da avaliação de impactos ambientais no planejamento territorial coordenado pela política energética brasileira."

Link da premiação: http://anpur.org.br/2019/05/13/ii-premio-rodrigo-simoes-de-teses-de-doutorado-2019/

 

Link: Exames de qualificação de Mestrado e Doutorado

 

 

Atenção: Informamos que já estamos aceitando pedidos para  financiamento de bancas e ajuda de custo (docentes  e discentes). 

 

 

Menção honrosa

Luciana Alem Gennari recebeu Menção Honrosa no dia 10/12/2018 no Concurso de Monografias do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro (Prêmio Professor Afonso Carlos Marques dos Santos) de uma versão da tese “O lugar da casa dos trabalhadores urbanos na Bélle Époque carioca”, orientada pela professora Fania Fridman e defendida no IPPUR!

 

Editais dos processos seletivos para 2019.1, Transferência Externa Especial (TEE), Reingresso Especial (REI), Mudança de Curso (MC) Mudança Especial (ME) - IPPUR

 Clique aqui para acessar os editais.

 

209649
UFRJ IPPUR - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ