Pesquisar

pt br  en us

 

capes horizontal   

Cnpq

        

periodicos2

 

logo faperj cor

 

 

- Mestrado (Obrigatórias):

 

 

- Doutorado (Obrigatórias):

 

 

- Optativas (Mestrado e Doutorado):

 
 

PRU745 - Sociedade e Espaço - Profa. Tamara Tânia Cohen Egler

PRU746 - Direito Urbanístico I - Prof. Alex Ferreira Magalhães
 

PRU765 - Cidade Cidadania Política II - Prof. Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro e outros

PRU769 - Representações do Espaço - Prof. Renato Emerson Nascimento dos Santos / Luis Regis Coli Silva Junior

PRU773 - Filosofia da Linguagem I - Prof. Frederico Guilherme Bandeira de Araújo

PRU781 - História Urbana I - Profa. Fania Fridman

PRU782 - Historia Urbana II - Profa. Fania Fridman

PRU837 - Leituras Plan Territorial I - Profa. Lalita Kraus e outros

PRU839 - Leituras da Questão Urbana I - Profa. Lalita Kraus

PRU856 - Desigualdade Soc Desi Urbana - Prof. Renato Emerson Nascimento dos Santos

PRU860 - Desigual Rac Ter Pol Publicas - Prof. Renato Emerson Nascimento dos Santos

 

Dispensa de Disciplinas Optativas


Os alunos dos cursos de Mestrado e Doutorado em Planejamento Urbano e Regional podem solicitar à Coordenação do Programa a dispensa de disciplinas optativas nos casos listados abaixo.
 

Disciplinas cursadas em outros cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu


Com o aval do orientador, os estudantes do PUR poderão ter reconhecidas disciplinas cumpridas em outros cursos de pós-graduação stricto sensu, até o máximo de um terço da carga total exigida para as disciplinas optativas.
(Regulamento do PPG-PUR, Capítulo XI - Do Trabalho Acadêmico e da Estrutura Curricular, Art. 55).
 
Importante: Não serão consideradas as disciplinas cursadas fora do PPG-PUR anteriores ao ingresso do aluno no Programa.
 
Para alunos do Mestrado: Isenção de até 2 (duas) disciplinas optativas.
Para alunos do Doutorado: Isenção de até 1 (uma) disciplina optativa.
 
Como requerer: Para disciplinas avulsas (disciplinas cursadas como um aluno não regularmente matriculado no curso) cursadas em outros cursos de pós-graduação stricto sensu o aluno deve encaminhar, para a Secretaria Acadêmica do PPG-PUR, email com pedido acompanhado de comprovação de aprovação na(s) disciplina(s) conforme a seguir: declaração, em papel timbrado da Instituição de Ensino onde a(s),disciplina(s) foi cursada, contendo o nome da disciplina, o nome do Curso, o nome da Instituição de Ensino, o nome do docente responsável, a carga horária cumprida, o grau obtido, a frequência e a assinatura do docente. Para disciplinas regulares (disciplinas cursadas como um aluno regularmente matriculado no curso) cursadas em outros cursos de pós-graduação stricto sensu o aluno deve encaminhar, para a Secretaria Acadêmica do PPG-PUR, email com pedido acompanhado de cópia do Histórico Escolar onde conste a aprovação na(s) disciplina(s) cursada(s).
 
Concessão: A análise da concessão da dispensa será feita pela Coordenação do Programa através de consulta ao Colegiado.
 

Disciplinas optativas cursadas como ouvinte nos cursos de Mestrado e Doutorado do PPG-PUR


Os alunos que cursarem uma disciplina na condição de ouvinte, eventualmente aprovados em futuro concurso de seleção do curso de mestrado e/ou doutorado, podem solicitar a dispensa da disciplina cursada ao professor(a), que pode conceder ou não a dispensa. Em qualquer caso, o aluno deverá ser submetido aos processos de avaliação vigente na disciplina em questão.
(Resolução PPG-PUR 01/2012 - Sobre a Permissão de Alunos Ouvintes nas Disciplinas do Curso de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional, Art. 8).
 
Importante: Designamos a circunstância de cursar uma disciplina na condição de ouvinte à situação em que o aluno frequenta e participa das aulas, mas não realiza as avaliações, recebendo uma declaração de participação na disciplina sem, no entanto, receber um conceito pela participação.
 
Como requerer: O aluno deve encaminhar, para a Secretaria Acadêmica do PPG-PUR, email com pedido acompanhado de comprovação de aprovação na(s) disciplina(s) conforme a seguir: declaração, em papel timbrado da Instituição de Ensino onde a(s),disciplina(s) foi cursada, contendo o nome da disciplina, o nome do Curso, o nome da Instituição de Ensino, o nome do docente responsável, a carga horária cumprida, o grau obtido, a frequência e a assinatura do docente.
 
Concessão: A análise da concessão da dispensa será feita pela Coordenação do Programa através de consulta ao docente responsável pela disciplina.
 

Disciplinas optativas cursadas com aprovação no curso de Mestrado do PPG-PUR


A carga horária cumprida em disciplinas optativas do PPG-PUR será integralmente reconhecida para efeito de cumprimento da carga horária exigida em nível de doutorado, desde que o(a) aluno(a) tenha sido aprovado com conceitos A ou B e cursado a disciplina há no máximo 5 (cinco) anos a contar do seu ingresso no curso de doutorado.
O aluno(a) de doutorado do PPGPUR/UFRJ que tiver cursado a disciplina optativa em nível de mestrado há mais de 5 anos poderá, a critério do Colegiado do Programa, ter reconhecida, integral ou parcialmente, a carga horária para efeito de cumprimento da carga horária exigida em nível de doutorado.

(Norma aprovada no Colegiado Deliberativo de ensino do PPG-PUR de Outubro/2018).
 
Como requerer: O aluno deve encaminhar, para a Secretaria Acadêmica do PPG-PUR, email com pedido acompanhado de cópia do Histórico Escolar onde conste a aprovação na(s) disciplina(s) cursada(s).
 
Concessão: A análise da concessão da dispensa será feita pela Coordenação do Programa através de consulta ao Colegiado.

 

Disciplina PRU712 - Questões de Planejamento Urbano e Regional

 
Questões de Planejamento Urbano e Regional - PRU712 - é uma disciplina obrigatória que compõe a grade curricular do curso de Mestrado em Planejamento Urbano e Regional. Esta disciplina não é ministrada por um docente, a sua carga horária (40h) é cumprida pelo discente através de participações em eventos acadêmicos, ou seja, a carga horária/créditos é composta pelo somatório de horas em eventos que o(a) aluno(a) tenha participado. São consideradas apenas participações em eventos acadêmicos ocorridas após o ingresso no curso de Mestrado.
 
 

Eventos acadêmicos considerados para compor a carga horária necessária à disciplina

 
Para efeitos de composição da carga horária necessária para essa disciplina são consideradas as participações dos discentes nos seguintes eventos acadêmicos: congressos, simpósios, seminários, palestras e cursos de extensão de áreas correlatas a área de Planejamento Urbano e Regional. Enfatizamos que as participações em grupos de pesquisa não são consideradas para essa disciplina.
 

Como se inscrever na disciplina

 
A disciplina não está disponível para inscrição livre através do SIGA - Sistema Integrado de Gestão Acadêmica. Mediante a comprovação de participação nos eventos, com a apresentação de devida documentação, o(a) aluno(a) é inscrito(a) diretamente pela Secretaria de Ensino.
 
 

Registro da disciplina no Histórico Escolar

 
Para o lançamento dessa disciplina no Histórico Escolar, o(a) aluno(a) deverá encaminhar, por e-mail, à Secretaria de Ensino os comprovantes (certificados e/ou declarações/atestados) de participação nos eventos, em formato digital, que comprovem a carga horária ao final do quarto período letivo (conforme a grade curricular). Nos casos em que a carga horária não esteja expressa no comprovante de participação, o discente deverá enviar a programação correspondente ao evento.
 
 
Importante: O Colegiado Deliberativo de Ensino do PPG-PUR aprovou, em caráter especial durante a vigência do período de excepcionalidade da pandemia do COVID-19, que os alunos apresentem, para efeito de composição da carga horária necessária para esta disciplina, certificados de participação em palestras e seminários remotos.
 

A revista CCSA tem submissão contínua e vem avançando a cada dia. Com o empenho da equipe da Revista, temos conseguido manter a periodicidade regular, aprimorando os processos de submissão, ampliando nosso alcance na divulgação do periódico e recebendo, cada vez mais, artigos de diversas localidades do Brasil.

 

A revista tem ISSN (2358-1212 on-line), está indexada as bases: Sumários de Revistas Brasileiras (Sumários.org), Latindex, LivRE (Revista de livre acesso), PKP/INDEX, DOAJ (Directory Open Access Journals), DSpace, LatinREV, Periódicos Capes, RCAAP, JournalTOCs, bem como possui avaliação no Qualis Capes (B3) em Economia.

 

A revista pode ser acessada clicando aqui

 

Disciplinas PRU798 e PRU799 - Capacitação Didática I e II (Estágio de Docência)

 
O estágio de docência é uma atividade desenvolvida por pós-graduandos do stricto sensu, de programas de mestrado e de doutorado. Mais do que um simples cumprimento de créditos, o objetivo do estágio de docência é possibilitar a experiência docente na graduação, visando contribuir para a formação profissional como um todo e, especificamente, para a formação como docente do ensino superior. Assim, no estágio de docência o pós-graduando auxilia um(a) professor(a) na elaboração e apresentação das aulas, na preparação de material didático e no desenvolvimento de uma disciplina ao longo do semestre.
Capacitação Didática I - PRU798 - e Capacitação Didática II - PRU799 - são as disciplinas dos currículos dos cursos de Mestrado e de Doutorado em Planejamento Urbano e Regional correspondentes ao estágio de docência. Estas são disciplinas atípicas, pois cada uma registra 15 (quinze) horas no Histórico Escolar do(a) aluno(a) do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional do IPPUR/UFRJ e não substituem ou complementam a carga horária da grade curricular dos cursos supracitados.
Os discentes dos cursos de Mestrado e de Doutorado em Planejamento Urbano e Regional do IPPUR/UFRJ podem realizar estágio de docência em disciplinas do curso de Graduação em Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social, do IPPUR/UFRJ, ou em disciplinas de outros cursos de Graduação da UFRJ ou de outras Instituições de Nível Superior, desde que tais disciplinas possuam relação com a área de Planejamento Urbano e Regional. Não é aceito o estágio de docência em disciplinas de cursos de pós-graduação.

 

Obrigatoriedade do Estágio de Docência


De acordo com o Artigo 22 do Regulamento PROEX - Programa de Excelência Acadêmica, disponível em https://www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/01122017-Regulamento-do-PROEX-2017-Versao-final-compilada.pdf, o estágio de docência é obrigatório para todos os doutorandos bolsistas da CAPES regularmente matriculados em PPGs contemplados pelo PROEX, ou seja, em Programas que tenham sido avaliados com nota 6 ou 7. Para os demais alunos do doutorado (não bolsistas da CAPES) e para os alunos do mestrado o estágio de docência é facultativo.

Como se inscrever nas disciplinas

 
As disciplinas não estão disponíveis para inscrição livre através do SIGA - Sistema Integrado de Gestão Acadêmica. Mediante participação satisfatória no estágio de docência, com a apresentação de devida comprovação, o(a) aluno(a) é inscrito(a) diretamente pela Secretaria de Ensino ao final do período no qual o estágio foi realizado.

Como participar de um estágio de docência

 
Há três formas de participação:
1) O(a) aluno(a) deverá observar se algum docente do IPPUR possui edital interno em vigor oferecendo vagas em alguma disciplina do curso de Graduação do Instituto e contendo os critérios para a seleção e demais informações, e se candidatar a uma vaga. Após realizar a seleção o docente informará o resultado diretamente para a Secretaria de Ensino, oficializando a participação do discente.
2) O(a) aluno(a) poderá provocar a oferta de vaga em determinada disciplina de seu interesse, contatando diretamente o docente responsável pela disciplina, e aguardando o retorno sobre a oferta ou não da vaga. Mediante o aceite do docente, o discente deverá informar à Secretaria de Ensino através de email.
3) O(a) aluno(a) poderá contatar o docente responsável pela disciplina externa de seu interesse e, mediante aceite, comunicar à Secretaria por e-mail as seguintes informações: o nome da disciplina, o nome do Curso, o nome da Instituição de Ensino e o nome do docente responsável pela disciplina.

Registro da disciplina Capacitação Didática no Histórico Escolar

 
Em caso de estágio de docência realizado no IPPUR, a Secretaria de Ensino providenciará o registro da(s) disciplina(s) no Histórico Escolar do(a) discente após o envio do grau e da frequência pelo docente, ao final do estágio.
Em caso de estágio de docência realizado externamente ao IPPUR, o(a) discente deverá entregar à Secretaria de Ensino uma declaração, em papel timbrado da Instituição de Ensino onde o estágio docência foi realizado, contendo as seguintes informações: o nome da disciplina, o nome do Curso, o nome da Instituição de Ensino, o nome do docente responsável, a carga horária cumprida, o grau obtido, a frequência e a assinatura do docente.
No Histórico Escolar do(a) discente de Mestrado é registrada a disciplina Capacitação Didática I e no Histórico Escolar do(a) discente de Doutorado são registradas as disciplinas Capacitação Didática I e Capacitação Didática II.

 

 
UFRJ IPPUR - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ