Pesquisar

pt br  en us

 

capes horizontal   

Cnpq

        

periodicos2

 

logo faperj cor

 

 
 
 
Lúcio_Kowarick.png
Lúcio Kowarick, no evento Cebrap 50 anos, obras fundamentais (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, 2017)
 
 
Nesta segunda-feira, 24 de agosto, nos deixou Lúcio Félix Frederico Kowarick, um dos pioneiros da sociologia urbana brasileira. Na obra coletiva São Paulo 1975: Crescimento e Pobreza, produzida pelo Cebrap, Kowarick apresenta, no capítulo A Lógica da Desordem, uma chave explicativa para a produção das precárias periferias urbanas da cidade. A noção de espoliação urbana, por ele cunhada, traz para a realidade brasileira uma leitura marxista de superexploração do trabalhador, reconhecendo as especificidades da autoconstrução da habitação e da informalidade na produção da cidade periférica. 
Em sua obra, articula as relações de exploração do trabalho, as lógicas de produção social e concentração de riquezas do espaço urbano e as lutas sociais. Integra uma produção acadêmica que se debruça sobre as contradições urbanas, buscando vislumbrar caminhos para a transformação social. Sua obra se mantém viva e necessária.
O IPPUR vem, por meio desta nota, prestar seu pesar e solidariedade para com todos aqueles lhe foram próximos, amigos e familiares.
UFRJ IPPUR - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ