Pesquisar

pt br  en us

 

capes horizontal   

Cnpq

        

periodicos2

 

logo faperj cor

 

 Canal AI

                                                                                       Vídeo comemorativo 10 anos do GPDES

 

 Debates no canal da Agência IPPUR: uma nova forma de compartilhar o conhecimento durante a pandemia 

Maria Fernanda Fontenele (Graduanda GPDES e editora do Boletim)

 

Ao longo deste ano, as relações sociais passaram por um processo de transformação, assim como a conexão entre a Universidade, seu corpo social e a sociedade. Com o intuito de promover espaços de debates e trocas de saberes, o Canal da Agência IPPUR realizou diversas atividades com eixos temáticos pertinentes ao cenário atual de pandemia com convidados internos e externos relevantes no campo do Planejamento Urbano e Regional, da Gestão Pública e áreas afins.

O primeiro dos ciclos, intitulado “Debates IPPUR”, teve início ainda em maio e ocupou-se de assuntos como mineração, gasto público, comunicação, saúde pública, violência, planejamento urbano e meio ambiente. Paralelamente, a Empresa Júnior do GPDES, a Ânima Pública, promoveu também um ciclo de lives com foco na gestão pública de crises, na dicotomia entre o orçamento público e o privado, na questão cultural, de segurança pública e sanitária.

No segundo semestre de 2020, a Agência IPPUR dedicou-se a articular lives voltadas para a comemoração dos dez anos do curso de Gestão Pública da UFRJ. Para isso, a mesa de abertura contou com o primeiro coordenador do GPDES, Carlos Vainer, que explorou os desafios enfrentados ao longo da década na construção do curso. O professor Fernando Abrucio (FGV) também participou e apresentou as consequências da agenda bolsonarista para as políticas públicas. Na segunda mesa, a professora Maria Abreu (IPPUR) trouxe as transformações nesse período à luz da perspectiva política, enquanto o professor Fernando Coelho (USP) ilustrou um panorama para os futuros gestores públicos, baseado nos desafios da expansão universitária, frente à Reforma Administrativa em andamento.

Seguindo o ciclo, o próximo debate contou com a presença de egressos do GPDES, que abordaram as adversidades e experiências que os novos gestores estão enfrentando no mercado de trabalho tanto no setor público, quanto no terceiro setor. A quarta mesa contou com a presença do professor do IPPUR e ex-coordenador do GPDES Daniel Negreiros e da professora Gabriela Lotta (ENAP) e teve como tema “Desafios e Perspectivas do Campo de Públicas”. A partir disso, o objetivo era explorar como poderia acontecer a expansão de um campo democrático em meio à crises políticas e econômicas enfrentadas pelo Governo Bolsonaro, com o intuito de apontar as perspectivas para o setor .

 

Por fim, a mesa que encerrou a atividade teve a presença de entidades estudantis do GPDES e Fenecap, bem como a divulgação do edital para criação de uma logomarca comemorativa e pré-lançamento do livro “GPDES, 10 ANOS”, compilação de artigos escritos por estudantes do curso de graduação.

Além dessas séries específicas, a Agência IPPUR promoveu diversas outras lives como a aula inaugural com a pesquisadora da FIOCRUZ Sonia Fleury, o seminário “História + Culturas Urbanas” oriundo de uma parceria entre a FCRB e a UFRJ, o seminário “Inovação na Política e Espaço” promovido pelo LabEspaço, assim como os Seminários de Teses e dissertações, o Divulga IPPUR, atividades de extensão e exposição de pesquisas de docentes do IPPUR. 

Todas as atividades estão disponíveis no Canal do Youtube da Agência IPPUR. Para mais informações sobre futuras lives e seminários, não deixe de acompanhar o Boletim IPPUR e as nossas redes sociais.

UFRJ IPPUR - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ