WhatsApp Image 2020 12 13 at 112316

Com o processo de redemocratização, em 1988, a universidade pública no Brasil, juntamente com a sociedade, passou por transformações frente ao novo cenário político do país. Fez-se necessária a criação de novos campos de pesquisa e ampliação do acesso ao ensino superior, principalmente por meios inclusivos, a partir das cotas. Com base nessa perspectiva, surge um movimento pela adequação das instituições públicas de graduação às novas realidades sociais. Devido a criação de novos cursos, tendo em vista temáticas mais democráticas e fundamentos voltados ao setor público, há uma diferenciação entre aquelas e as corporações privadas de ensino, cujo mote é a formação para o mercado de trabalho, sem a preocupação com a formação de análise crítica.

Por conseguinte, o Programa de Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social (GPDES/UFRJ) é fundado sob o intuito de um ensino multidisciplinar, engajado com a capacitação de profissionais aptos a solucionar de maneira eficaz os problemas enfrentados pelo setor público no país.

O GPDES foi criado em 2010, em cooperação com outras unidades da UFRJ, com participação ativa do IPPUR. O curso é voltado para a formação de quadros profissionais de nível superior capacitados a conceber, elaborar, implementar, gerir, monitorar e avaliar políticas, planos, programas e projetos de agências governamentais e não governamentais.

A criação do novo curso representou o reconhecimento, por parte da UFRJ, da necessidade de se dedicar ao Campo de Públicas, assim como o reconhecimento de que uma Universidade Pública tem a responsabilidade de desenvolver o ensino e pesquisa na área da Administração/Gestão Pública. O GPDES oferece, desde 2010, 100 vagas anuais (50 por semestre) e possui um corpo discente composto por 494 graduandos(as) de diferentes regiões brasileiras e perfis socioeconômicos. Em dezembro de 2019 o GPDES atingiu a marca de 200 egressos, muitos dos quais inseridos em órgãos governamentais, consultorias, empresas de economia mista, agências regulatórias, entidades do terceiro setor, atividades de docência e pesquisa, etc. Em 2016, o GPDES foi integralmente acolhido pelo IPPUR, o que tem contribuído para fortalecer o diálogo interdisciplinar e os valores democráticos e emancipatórios que marcam a história do IPPUR e do Campo de Públicas.

Em homenagem aos 10 anos do GPDES, a Agência IPPUR promoveu uma série de debates sobre a atuação acadêmica e profissional no campo de Políticas Públicas. Vários convidados participaram e discutiram sobre  o campo de públicas, os desafios para o seu fortalecimento e o papel dos profissionais para o desenvolvimento do país. Toda a programação foi transmitida ao vivo e está disponível no Canal da Agência IPPUR.

primeira mesa do evento ocorreu no dia 05/10/2020 e contou com a participação dos professores Carlos Vainer (IPPUR/UFRJ) e Fernando Abrucio (FGV/SP). Os convidados trataram da trajetória do Campo de Públicas, das conquistas oriundas da Constituição Federal de 1988 e das implicações do “bolsonarismo” para as políticas públicas e o estado de direito.

segunda mesa, no dia 03/11/2020, contou com a presença dos professores Maria Abreu (IPPUR/UFRJ) e Fernando Coelho (EACH/USP). Os convidados debateram sobre a “Expansão Universitária”, a partir de várias perspectivas: as Diretrizes Nacionais Curriculares dos cursos de Gestão Pública, a fundação do GPDES na UFRJ e o futuro dos gestores atrelados à Reforma Administrativa, em pauta no Brasil. Após as exposições, os convidados responderam as perguntas realizadas pelo público.

No dia 09/11/2020, nossa terceira mesa promoveu uma conversa com os egressos do curso de Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social (GPDES). Os convidados trataram de suas experiências e desafios, assim como a inserção no mercado de trabalho, com destaque para as duas ênfases do curso: setor público e terceiro setor.

A quarta mesa, que foi ao ar no dia 01/12/2020, contou com a participação da Professora Gabriela Lotta (EAESP/FGV) e do Professor Daniel Conceição (IPPUR/UFRJ). Os Professores trataram sobre o tema "Desafios e Perspectivas do Campo de Públicas para o Fortalecimento do Estado Brasileiro, com  Gabriela Lotta (EAESP/FGV) e Daniel Conceição (IPPUR/UFRJ)".

Para fechar com chave de ouro as comemorações dos 10 anos do GPDES, a quinta  mesa recebeu as entidades estudantis do curso, Ânima, Cagesp e Atlética, e o Presidente da Federação Nacional dos Estudantes do Campo de Públicas (FENECAP).

Confira toda a Programação no Canal da Agência IPPUR e conheça mais sobre o Curso de Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social em nosso site.