A Colação de Grau é o último ato acadêmico oficial do qual o graduando participa. É uma cerimônia simples, realizada no próprio IPPUR, na qual a participação do aluno é obrigatória.

 

Na cerimônia o formando assinará o livro de registro de concluintes e receberá uma Certidão de Colação de Grau, que servirá como comprovante de conclusão de curso até a expedição de seu diploma.

 

O aluno somente estará habilitado a solicitar participação na cerimônia de Colação de Grau após ter concluído o curso, com aprovação em todas as disciplinas e requisitos curriculares suplementares constantes da grade curricular. 

 

Para solicitar participação na cerimônia de Colação de Grau é necessário que o aluno apresente na Secretaria do curso os seguintes documentos (originais e cópias legíveis):

 

1.      Certidão de nascimento ou casamento;

2.      Carteira de identidade;

3.      CPF;

4.      Nada Consta (obtido em qualquer biblioteca da UFRJ);

5.      Título de eleitor;

6.      Comprovante da votação na última eleição (1º e 2º turnos, quando houver) ou Certidão de Quitação Eleitoral emitida através do site do TSE: (http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral);

7.      Certificado de Reservista (não é aceito o Certificado de Alistamento Militar);

8.      Certificado de Conclusão do Ensino Médio (frente e verso), com a informação de publicação no Diário Oficial, a partir de 1985 (exceto os obtidos em Instituições Federais ou fora do Estado do Rio de Janeiro);

9.       Relação de alunos concluintes do ensino médio publicada no Diário Oficial (com o nome devidamente identificado com caneta ou marca texto)

 

 

 

UFRJ IPPUR - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ