Disciplinas PRU798 e PRU799 - Capacitação Didática I e II (Estágio de Docência)

O estágio de docência é uma atividade desenvolvida por pós-graduandos do stricto sensu, de programas de mestrado e de doutorado. Mais do que um simples cumprimento de créditos, o objetivo do estágio de docência é possibilitar a experiência docente na graduação, visando contribuir para a formação profissional como um todo e, especificamente, para a formação como docente do ensino superior. Assim, no estágio de docência o pós-graduando auxilia um(a) professor(a) na elaboração e apresentação das aulas, na preparação de material didático e no desenvolvimento de uma disciplina ao longo do semestre.Capacitação Didática I - PRU798 - e Capacitação Didática II - PRU799 - são as disciplinas dos currículos dos cursos de Mestrado e de Doutorado em Planejamento Urbano e Regional correspondentes ao estágio de docência. Estas são disciplinas atípicas, pois cada uma registra 15 (quinze) horas no Histórico Escolar do(a) aluno(a) do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional do IPPUR/UFRJ e não substituem ou complementam a carga horária da grade curricular dos cursos supracitados.Os discentes dos cursos de Mestrado e de Doutorado em Planejamento Urbano e Regional do IPPUR/UFRJ podem realizar estágio de docência em disciplinas do curso de Graduação em Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social, do IPPUR/UFRJ, ou em disciplinas de outros cursos de Graduação da UFRJ ou de outras Instituições de Nível Superior, desde que tais disciplinas possuam relação com a área de Planejamento Urbano e Regional. Não é aceito o estágio de docência em disciplinas de cursos de pós-graduação.

Obrigatoriedade do Estágio de Docência

De acordo com o Artigo 22 do Regulamento PROEX - Programa de Excelência Acadêmica, disponível em https://www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/01122017-Regulamento-do-PROEX-2017-Versao-final-compilada.pdf, o estágio de docência é obrigatório para todos os doutorandos bolsistas da CAPES regularmente matriculados em PPGs contemplados pelo PROEX, ou seja, em Programas que tenham sido avaliados com nota 6 ou 7. Para os demais alunos do doutorado (não bolsistas da CAPES) e para os alunos do mestrado o estágio de docência é facultativo.

Como se inscrever nas disciplinas

As disciplinas não estão disponíveis para inscrição livre através do SIGA - Sistema Integrado de Gestão Acadêmica. Mediante participação satisfatória no estágio de docência, com a apresentação de devida comprovação, o(a) aluno(a) é inscrito(a) diretamente pela Secretaria de Ensino ao final do período no qual o estágio foi realizado.

Como participar de um estágio de docência

Há três formas de participação:1) O(a) aluno(a) deverá observar se algum docente do IPPUR possui edital interno em vigor oferecendo vagas em alguma disciplina do curso de Graduação do Instituto e contendo os critérios para a seleção e demais informações, e se candidatar a uma vaga. Após realizar a seleção o docente informará o resultado diretamente para a Secretaria de Ensino, oficializando a participação do discente.2) O(a) aluno(a) poderá provocar a oferta de vaga em determinada disciplina de seu interesse, contatando diretamente o docente responsável pela disciplina, e aguardando o retorno sobre a oferta ou não da vaga. Mediante o aceite do docente, o discente deverá informar à Secretaria de Ensino através de email.3) O(a) aluno(a) poderá contatar o docente responsável pela disciplina externa de seu interesse e, mediante aceite, comunicar à Secretaria por e-mail as seguintes informações: o nome da disciplina, o nome do Curso, o nome da Instituição de Ensino e o nome do docente responsável pela disciplina.

Registro da disciplina Capacitação Didática no Histórico Escolar

Em caso de estágio de docência realizado no IPPUR, a Secretaria de Ensino providenciará o registro da(s) disciplina(s) no Histórico Escolar do(a) discente após o envio do grau e da frequência pelo docente, ao final do estágio.Em caso de estágio de docência realizado externamente ao IPPUR, o(a) discente deverá entregar à Secretaria de Ensino uma declaração, em papel timbrado da Instituição de Ensino onde o estágio docência foi realizado, contendo as seguintes informações: o nome da disciplina, o nome do Curso, o nome da Instituição de Ensino, o nome do docente responsável, a carga horária cumprida, o grau obtido, a frequência e a assinatura do docente.No Histórico Escolar do(a) discente de Mestrado é registrada a disciplina Capacitação Didática I e no Histórico Escolar do(a) discente de Doutorado são registradas as disciplinas Capacitação Didática I e Capacitação Didática II.