Da8j2INW4AEBjb5

Estão abertas as inscrições para o II Curso de Agroecologia Sistema de Alimentação da UFRJ através do Projeto de Extensão Horta Orgânica de PANCs e Especiarias do Sistema de Alimentação.

O curso tem no total 24h tem como objetivo oferecer ao público de forma gratuita encontros teóricos e práticos na Cidade Universitária para discussões e oficinas sobre gestão de resíduos, ecossaneamento, alimentação, plantas alimentícias não convencionais (PANCs), hortas, agrofloresta, Permacultura e Agroecologia. Produziremos certificados!

Os encontros serão às terças de 13h às 17h, na Cidade Universitária, Ilha do Fundão.
Serão visitados locais de interesse para as discussões e atividades como o Restaurante Universitário Central, o Horto Universitário, o Laboratório Vivo de Agroecologia e Permacultura do Programa MUDA UFRJ e a Ocupação Verde do Projeto Capim-Limão.

Cronograma do curso:

Terça, 9/10 – BOAS VINDAS

Apresentação dos participantes;
Introdução à Permacultura e Agroecologia;
Meio ambiente e Agroecologia na UFRJ;
Projeto Hortas PANC do RU – o ciclo da matéria orgânica na Cidade Universitária;
Apresentação Horta PANC do RU e da Ocupação Verde do Projeto Capim-Limão.

Terça 16/10 – LABORATÓRIO VIVO DE AGROECOLOGIA E PERMACULTURA

Local: Centro de Tecnologia da UFRJ
Trilha Ecopedagógica no LaVAPer – Centro de Tecnologias Sociais;
Mutirão de compostagem dos resíduos do Restaurante Universitário do Centro de Tecnologia.
Terça 23/10 – PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS
Local: Restaurante Universitário Central
Palestra, debate e mutirão na Horta PANC do RU.

Terça 30/10 – HORTO UNIVERSITÁRIO

Local: Horto Universitário
Visita guiada no Horto Universitário;
Mutirão de manejo e produção de mudas.

Terça 6/11 – RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO CENTRAL

Visita guiada no Restaurante Universitário Central;
Mutirão na Horta PANC do RU.

Terça 13/11 – OFICINA GASTRONÔMICA

Local: Restaurante Universitário Central
Oficina gastronômica com PANCs no Restaurante Universitário Central.
Recomendações individuais: Luvas, sapatos fechados e roupas confortáveis para atividades ao ar livre.

A participação é gratuita. Sujeito à limite de vagas!

Este curso reforça o compromisso da UFRJ de promover a Extensão Universitária e a construção coletiva do conhecimento.