Em tempos de resistência e re-existência, e de fortalecimento da Ciência brasileira, a Diretoria Colegiada do IPPUR promove o lançamento do novo Boletim informativo. A proposta visa consolidar espaços de diálogo, bem como a ampla difusão de saberes das áreas de planejamento urbano e regional e gestão pública.

O lançamento do novo Boletim IPPUR faz parte dos preparativos para as comemorações dos 10 anos do GPDES, em 2020, e dos 50 anos do Programa de Planejamento Urbano e Regional (PUR/UFRJ), em 2021.

Além disso, diante do contexto atual de desmonte e crise vivido pela Ciência brasileira, a Diretoria Colegiada do IPPUR entende que o reconhecimento de cientistas e suas contribuições para a sociedade depende, de modo geral, dos esforços de comunicação das universidades públicas, hoje responsáveis por mais de 95% da produção científica do país.

"Entendemos que é fundamental investir em ações de divulgação científica a fim de mostrar, para a sociedade em geral, a produção e os resultados que o IPPUR/UFRJ vem gerando nos últimos anos", afirma Orlando Alves dos Santos Júnior, diretor do instituto.

Desse modo, a política editorial do novo Boletim IPPUR será pautada na produção de conteúdo noticioso sobre pesquisas e projetos de extensão realizados nos cursos de graduação e programas de pós-graduação do instituto.

A ideia é mostrar como as pesquisas do IPPUR têm subsidiado a formulação de políticas públicas, por exemplo, como também contribuído para a tomada de decisões de gestores governamentais.

O boletim também dará espaço para artigos de opinião e entrevistas com docentes, que podem comentar e oferecer um olhar especializado sobre os temas debatidos socialmente.

O Boletim IPPUR fará ainda um monitoramento das áreas de planejamento urbano e regional, e de gestão pública no país, a fim de oferecer conteúdo para os alunos de graduação e de pós-graduação do instituto.

Colabore com o Boletim IPPUR — fluxo contínuo

Imbuídos desse propósito, gostaríamos de convidar toda a Comunidade IPPUR para colaborar com o re-lançamento do Boletim IPPUR.

O Boletim será quinzenal, todas as 2ª e 4ª quarta-feiras dos meses e contará com a colaboração do jornalista Breno Procópio e de estudantes vinculados à Agência IPPUR. E contará com a supervisão da Coordenação de Pesquisa, Extensão, Divulgação e Documentação, representada pelas professoras Deborah Werner e Lalita Kraus.

O Boletim trará informações de editais; chamadas de periódicos; divulgação de eventos; notas técnicas sobre temáticas diversas propostas pela Comunidade IPPUR e parceiros; síntese de artigos acadêmicos; entrevistas etc. A intenção é que seja colaborativo e, para tanto, contamos com o engajamento de todos.

Para divulgação de eventos, cursos e editais no Boletim, solicitamos que os pedidos sejam enviados com a antecedência de uma semana para o próximo Boletim (e em prazo compatível com a realização do evento).

A publicação de notas técnicas, artigos informativos, divulgação de resultados parciais ou finais de pesquisas, etc. será em fluxo contínuo, a ser publicado nas edições seguintes.

O email "O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo." receberá todo o material a ser publicado no Boletim, seja de conteúdo colaborativo (notas técnicas, artigos, entrevistas, etc), seja solicitação de divulgação de eventos e atividades realizadas pela Comunidade IPPUR e parceiros, que também serão publicadas no site do IPPUR, facebook e enviados por email.

Contamos com a colaboração de todos para a nova fase do Boletim IPPUR.

Para a primeira Edição, 11/09/2019, com a pauta "Resistindo às Reformas" teremos notícias sobre o Encontro do Campo de Públicas, a próxima Edição da Semana PUR, informações sobre editais e artigos sobre o Future-se e Reforma da Previdência.

Saudações IPPURIANAS

Breno Procópio — Jornalista responsável Boletim IPPUR