Pesquisar

pt br  en us

 

capes horizontal   

Cnpq

        

periodicos2

 

logo faperj cor

 

bicicleta salvador

O Laboratório Redes Urbanas (IPPUR/UFRJ) divulga a nova edição da Revista Chão Urbano (n.6, nov/dez 2019) cujo destaque é o debate sobre mobilidade urbana. O artigo dos pesquisadores Kaíc Lopes e Adriana Rossetto analisa a infraestrutura relacionada à integração da bicicleta com o sistema metroviário em Salvador.

 

O artigo "Índice Integração intermodal entre a bicicleta e o Sistema Metroviário de Salvador: o caso das Estações Lapa e Campo da Pólvora" aborda a ocupação e uso do solo na capital baiana como característica fundamental para a escolha de um modo de transporte,.

 

Além disso, o estudo avalia as estações por através de equipamentos de apoio que atendem à integração eficiente– avaliando as estações de metrô, rede cicloviária e a opinião dos usuários – para descobrir o potencial de integração das estações.

 

REVISTA CHÃO URBANO

A Revista Chão Urbano é uma publicação do Laboratório Redes Urbanas e Laboratório das Regiões Metropolitanas, do IPPUR-UFRJ, coordenado pelo Prof. Dr. Mauro Kleiman.

A publicação está voltada para o debate e divulgação de estudos no campo da pesquisa do planejamento do território em suas várias escalas e diferentes dimensões de sua problemática, entre as quais: infraestrutura ligada à habitabilidade e a circulação; transportes e mobilidade; governança; modelos, planos e projetos urbano-metropolitanos; planejamento e desenvolvimento regional; recursos hídricos. A publicação resulta de trabalho coletivo da equipe e Pesquisadores Associados dos laboratórios, e de seu Comitê Editorial.

 Conheça a Revista Chão Urbano no link: 

http://www.chaourbano.com.br/

 

INTEGRAÇÃO METRÔ-BICICLETA EM SALVADOR

 

A rápida urbanização das cidades brasileiras, principalmente as capitais, gerou cidades com grande número populacional e consequentemente maior demanda pelo uso de transportes. A partir desta necessidade, as cidades precisam se reinventar, planejar e gerir sistemas de transportes que sejam capazes de atender à população que necessita realizar os deslocamentos diários para realizar suas atividades.

Nesse sentido, a integração intermodal constitui-se como uma alternativa eficiente na utilização dos meios de transportes e pode ser definida pelo uso de dois (ou mais) modos de transportes diferentes em um só deslocamento, podendo ser realizada através da bicicleta e integrada aos transportes coletivos.

No Brasil, por exemplo, a eficácia da integração pode ser uma forte aliada para aumentar a mobilidade, sobretudo de pessoas que residem afastadas do centro e com menor renda, sobretudo pela necessidade de transporte eficiente e muitas vezes pela incapacidade de arcar com altos custos e longas distâncias de deslocamentos.

Assim, este artigo pretende avaliar a bicicleta como meio de transporte potencialmente viável para contribuir na integração com o sistema metroviário, o recorte espacial são duas estações do Sistema Metroviário de Salvador – Estações Lapa e Campo da Pólvora, localizadas na Área Central.

Leia o artigo completo no link:

http://www.chaourbano.com.br/adm/revistas/arquivos/revista153.pdf

UFRJ IPPUR - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ