Pesquisar

pt br  en us

 

capes horizontal   

Cnpq

        

periodicos2

 

logo faperj cor

 

SINTAE

No período de 11 a 14 de novembro aconteceu o Seminário de Integração dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação (SINTAE/UFRJ). A equipe do IPPUR participou do evento e um dos destaques foi o trabalho sobre transparência na gestão pública da aluna Rosemere T. Roza.

 

O SINTAE é uma realização da Pró-Reitoria de Pessoal (PR-4), tendo sido iniciada em 2013.

 

O evento tem como principal finalidade promover a integração dos Técnicos-Administrativos em Educação (TAEs), por meio da troca de experiências e conhecimentos nas diversas áreas do saber, além de dar visibilidade e mapear as suas produções profissionais e científicas.

O VII SINTAE configura-se como a edição com o maior número de trabalhos aprovados e de participações externas. A programação, distribuída em 4 dias, incluiu a apresentação de 162 trabalhos orais e 54 exibições de pôsteres, nas categorias Ensino, Pesquisa, Extensão Pública e Universitária, sobre diversos eixos temáticos, como  acessibilidade e inclusão; arquitetura, urbanismo e infraestrutura; entre outros.

Ao todo foram trabalhos de Servidores Técnico-Administrativos em Educação de 18 instituições públicas de ensino, além da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, instituidora e anfitriã do evento.

 

TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA

 

A aluna Rosemere Teideira Roza, do Curso de Especialização em Gestão Pública do IPPUR, apresentou o trabalho "A transparência na gestão pública — Pró-Reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças da UFRJ" com o objetivo de analisar a transparência pública do orçamento participativo, que permite influenciar e decidir sobre o uso do recurso público, e o acesso ao planejamento orçamentário da universidade, conduzido pela Pró-Reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças (PR3).

 

Segundo Rosemere Roza, a pesquisa busca fortalecer a metodologia do orçamento participativo junto ao corpo social da UFRJ e aprimorar a publicização dos gastos públicos no Brasil, contribuindo, assim, para uma reflexão das ferramentas de controle e a autonomia das universidades.

 

"Agradeço ao IPPUR e a todos os envolvidos no  Programa de Especialização em Gestão Pública por terem tido a iniciativa de oferecer esse curso aos servidores  administrativos. Com isso, eu, em 30 anos de UFRJ, tive a oportunidade  de viver essa experiência de muito trabalho, adrenalina, emoção, conhecendo e fazendo amigos de diferentes localidades/setores que, com certeza, levarei para minha vida, e sei que ganhei uma nova casa com excelentes professores, pessoas especiais e amigos que farão  parte da minha  história e de muitos colegas de UFRJ!"

UFRJ IPPUR - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ