Pesquisar

pt br  en us

 

capes horizontal   

Cnpq

        

periodicos2

 

logo faperj cor

 

imagem convite dialogossuburbanos

O Fórum de Ciência e Cultura (FCC) sediou, no dia 28 de novembro, o lançamento do livro "Diálogos Suburbanos: Identidades e Lugares na Construção da Cidade". Resultado de produção de coletiva, a obra marca o encerramento do projeto Diálogos Suburbanos. A iniciativa reúne pesquisadores que têm se debruçado sobre a história urbana dos subúrbios cariocas, através de temas como os usos da moradia, os espaços de sociabilidade e a resistência cultural.

 

Através de estudos, debates e reflexões, o objetivo é construir uma visão multidisciplinar da região conhecida como Zona Norte, com o objetivo de contrapor a lógica depreciativa que foi sendo incorporada à sociedade através da escassez de políticas públicas na área.

 

Além do livro, que tem patrocínio do Conselho de Arquitetura do Rio de Janeiro (CAU/RJ), o projeto realizou um ciclo de encontros mensais sobre as temáticas suburbanas, entre abril e outubro de 2019, no Palácio Rio 450, em Oswaldo Cruz, Zona Norte do Rio. Sempre gratuitos, os eventos reuniram público amplo, envolvendo pesquisadores, artistas, ativistas, professores, estudantes, jornalistas, curiosos e interessados em geral.

 

Para saber mais sobre as sete edições do ciclo, acesse a página do projeto no Facebook.

 

https://www.facebook.com/dialogossuburbanos/

 

Diálogos Suburbanos trabalha em parceria com os agentes culturais locais, como o Cineclube Subúrbio em Transe, o Instituto Histórico Geográfico da Baixada de Irajá (IHGBI), o coletivo de Arte Fluxos Urbanos, o projeto Rio de Encontros, entre outros. Tem apoio do Madureira Shopping, do Instituto Pereira Passos e do Programa de Pós-graduação em Urbanismo da UFRJ, o PROURB/UFRJ.

 

FESTA DE ENCERRAMENTO

A Livraria Folhas Secas realiza, no dia 3 de dezembro, o evento de encerramento do projeto "Diálogos Suburbanos" com uma roda de conversa entre a cantora Dorina, fundadora do grupo Suburbanistas e o historiador Vitor Almeida, criador da agência de comunicação Rio Suburbano.  A mediação fica por conta do pesquisador e organizador do livro, Rafael Mattoso. O grupo Choro Porque Gosto comanda a parte musical.

UFRJ IPPUR - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ