Pesquisar

pt br  en us

Login

 

capes horizontal   

Cnpq

        

periodicos2

 

logo faperj cor

 

 

WhatsApp Image 2020 07 08 at 14.00.42

 

Segurança Pública e Violência no Rio de Janeiro, esse é o nosso tema para a próxima live do Ciclo de Lives da Ânima Pública.

 

Dando enfoque a uma perspectiva local, buscamos compreender o que torna o Rio de Janeiro um caso tão único, tanto no Brasil quanto no mundo, em relação a questão da segurança pública e violência.

 

Através da análise de três especialistas nessa temática, nossa live tem como um de seus objetivos fomentar uma discussão acerca do papel do Estado no combate à violência - através da segurança pública - ao mesmo tempo que usa desta para a perpetuação da própria violência. Assim, traremos a relevância da formulação de políticas públicas eficazes para a efetividade da implementação da segurança pública, levando em consideração seus impactos diretos aos moradores do Rio de Janeiro, em suas diversas esferas. 

 

Como os futuros gestores públicos podem se portar frente ao conjunto de ações, por parte do Estado, de combate à violência ao mesmo tempo que se utiliza desta institucionalmente?

 

Para tratar sobre essa temática teremos a participação de: 

- Jota Marques: Educador Popular e morador da Cidade de Deus, onde fundou e coordena a MARGINAL, uma escola de educação popular, comunicação comunitária e política para jovens de favelas;

- Orlando Zaccone: Delegado da Polícia Civil do Rio, Mestre em Ciências Penais pela UCAM, Doutor em Ciência Política pela UFF, e integrante do Movimento Policiais Antifascismo; e

- Jacqueline Muniz: Antropóloga, cientista política e especialista na área de Segurança Pública, a professora de Segurança  Pública e de Justiça e Segurança da UFF foi diretora da Secretaria Estadual de Segurança Pública do Rio, fundadora da Rede de Policiais e Sociedade Civil da América Latina e é integrante do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

 

A live ocorrerá no dia 09/07 (quinta-feira), às 17h, no canal do YouTube da Ânima Pública. Não perca, em: https://tinyurl.com/youtubeanimapublica

UFRJ IPPUR - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ