Pesquisar

pt br  en us

Login

 

capes horizontal   

Cnpq

        

periodicos2

 

logo faperj cor

 

 

WhatsApp Image 2020 07 28 at 20.11.37

 

A Ânima Pública finaliza seu “Ciclo de Lives” tratando da temática “Saúde, gestão pública e os desafios futuros”. 

 

O objetivo de discutirmos esse tema é compreender a relação atual entre a atuação do gestor público e a área de saúde nesse setor, apresentando diferentes perspectivas em relação ao que significa trabalhar com saúde pública e suas respectivas políticas públicas no país. O desenvolvimento desse tema tem como finalidade construir, através da fala dos especialistas, uma entendimento acerca dos maiores obstáculos, ainda não solucionados nos últimos anos, que influenciam na efetividade do serviço público na área de saúde, compreendendo quais serão os novos obstáculos apresentados para os futuros gestores públicos.

 

Percebemos que atualmente, no contexto de pandemia, diversas políticas públicas estão sendo elaboradas tanto para a contenção da propagação do vírus quanto para a redução de seus impactos na sociedade, em diversas esferas. Assim, temos como principal objetivo refletir os novos caminhos da Gestão Pública nesse novo cenário: será essa uma grande oportunidade histórica para a alteração das estruturas da Gestão Pública e das Políticas Públicas na área da saúde?

 

Para que seja alcançada tal compreensão, é necessário o entendimento das transformações sociais, políticas e econômicas que estão ocorrendo nesse momento de pandemia. Através da análise dos nossos convidados especialistas, iremos levantar um debate acerca da atual conjuntura da área da saúde e seus possíveis desdobramentos, consequências e desafios.

 

Para isso, teremos a participação das convidadas: 

 

- Danielle Furtado de Oliveira: Doutora em Política, Planejamento e Gestão em Saúde - Saúde Coletiva pelo IMS-UERJ. Mestre em Política, Planejamento e Gestão em Saúde/Saúde Coletiva pelo IMS-UERJ. Especialista em Gestão da Qualidade em Saúde pela PUC-Rio. Especialista em Gestão da Saúde pela UERJ. Foi a primeira Mulher e Enfermeira a ocupar a Vice Direção Geral de um Instituto Federal(INTO). Foi Coordenadora de Planejamento e Gestão do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad- Ministério da Saúde. Implantou o INOVAINTO (Núcleo de InovaÇão em Saúde). Atualmente trabalha na Gestão do Conhecimento (Secretaria Municipal em Saúde do Rio) como Presidente do Centro de Estudos do Hospital Municipal Álvaro Ramos da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, na Área Programática 4. Atua ainda como Consultora Científica do Centro de Atenção Especializado de Disformias do Aparelho Locomotor no INTO/MS. Desenvolve estudos/pesquisas sobre as Relações Público-Privadas e sobre a Industria Farmacêutica como membro do grupo de pesquisa Saúde, Sociedade, Estado, Mercado: Estudos Socioeconômicos em Saúde Coletiva (UERJ - CNPQ). Pesquisadora membro do grupo de pesquisa Laboratório de Engenharia e Gestão de Informações em Saúde (UERJ -CNPQ) Tem experiência na área de Política Pública, Planejamento, Gestão Pública, com ênfase em na área da saúde e na área de Gestão do conhecimento.

Bianca Borges Leandro: É Sanitarista e defende o SUS. Bacharel em Saúde Coletiva e Mestre em Saúde Pública com ênfase em Vigilância em Saúde. Servidora da Fundação Oswaldo Cruz desde 2015, coordena o Laboratório de Informações e Registros em Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio desde 2017. Compõem o Grupo de Pesquisa do CNPq 'Informações e Registros em Saúde' e, no âmbito do Observatório COVID-19, da Fiocruz contribui com a Sala de Situação COVID-19 nas Favelas. Suas atividades de pesquisa, ensino e cooperação técnica envolvem os seguintes temas: epidemiologia, condições de vida e saúde, sistemas de informações em saúde e vigilância em saúde na Atenção Básica/Atenção Primária à Saúde.

- Elaine Machado Lopez: Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988) e mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2004). Atualmente é Diretora do Hospital Getúlio Vargas Filho. Anteriormente foi Gestora de Contrato na área hospitalar da Empresa Social Viva Rio, consultora junto ao Ministério da Saúde, Vice-presidente da atenção hospitalar e emergência da Fundação Municipal de Saúde do município de Niterói e assessora da direção da Faculdade de Medicina do ABC - FMABC . Foi superintendente do Pronto Socorro Central, unidade do Complexo Hospitalar de São Bernardo do Campo/SP, trabalhou no Ministério da Saúde (Coordenadora-Geral de Organização e Regulação da Assistência e Coordenadora-Geral da Atenção Hospitalar -2002 a 2006), UNESCO (Projeto QualiSUS - 2006), ANS (Gerente de Estrutura e Operação dos Produtos - 2006-2007) e SESDEC (Assessor Chefe - 2007), além de atuar como enfermeira intensivista e na administração hospitalar em instituições de grande porte. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, nas áreas de Política, Planejamento, Gestão do Sistema de Saúde e Gestão Hospitalar.

 

NÃO PERCA!

 

Nossa última live ocorrerá dia 30/07 (quinta-feira) às 17:00, em nosso canal do YouTube. Para mais informações, acompanhe a Ânima em nossas redes:


YouTube - https://tinyurl.com/youtubeanimapublica 
Facebook - https://www.facebook.com/AnimaPublicaEJ/ 
Instagram - https://www.instagram.com/animapublica/

 

 

UFRJ IPPUR - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ