Pesquisar

pt br  en us

Calendário

Fevereiro 2018
D S
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28

 

capes horizontal   

Cnpq

        

periodicos2

 

logo faperj cor

 

 

Missão

 

O LEDUB busca congregar estudiosos, profissionais, especialistas e interessados no Direito Urbanístico, de todas as áreas do conhecimento, isto é, independente de sua formação ou titulação, constituindo um espaço de fortalecimento da dimensão jurídica nos estudos urbanos.

Visa constituir um espaço para o desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa, extensão e assessoria relacionados ao Direito Urbanístico - em âmbito local, nacional e internacional - no intuito de contribuir para o aprofundamento e disseminação do conhecimento e da compreensão críticas a respeito da dimensão jurídica inerente ao fenômeno urbano, bem como os reflexos causados por este fenômeno nas estruturas formais do Direito.

Defende o fortalecimento do Direito Urbanístico como ramo autônomo do sistema jurídico, e com potencial reformador das concepções tradicionais oriundas do Direito Civil e Administrativo, de forma a que ganhe a devida visibilidade tanto nas instituições do sistema de justiça, quanto naquelas de ensino, seja do Direito, seja do planejamento urbano e áreas correlatas.

Adota como um de seus valores essenciais a defesa e o aprofundamento do Estado Democrático de Direito e a realização dos objetivos fundamentais da República do Brasil, voltados à redução das desigualdades.

 

Objetivos

 

*Propiciar, aos(as) interessados(as) no Direito Urbanístico, espaços e oportunidades de encontro, de intercâmbio, de ação coletiva e de divulgação de ideias, projetos e produções relacionadas a essa matéria.

*Colaborar com instituições que possuam objetivos congêneres, estabelecendo parcerias formais sempre que possível.

*Desenvolver projetos de ensino, pesquisa, extensão, assessoria e capacitação ligados ao direito urbanístico, em âmbito local, nacional e internacional.

 

Áreas de atuação

 

*Dimensões legais do planejamento urbano e de seus instrumentos de política urbana

*Regulação das favelas, periferias e assentamentos de baixa renda

*Regularização fundiária urbana

*Remoções e deslocamentos populacionais forçados

*Impactos das transformações do capitalismo contemporâneo sobre a regulação das cidades

*Práticas e experiências de ensino, pesquisa e extensão em Direito Urbanístico

*O Direito Urbanístico no contexto do Rio de Janeiro (município, estado e metrópole)

 

Atividades e produtos

 

  • Publicações coletivas e individuais
  • Seminários periódicos sobre os temas que compõem as áreas de atuação do Laboratório
  • Cursos de atualização sobre temas específicos vinculados às referidas áreas de atuação
  • Grupos de trabalho temáticos, para elaboração de novos projetos e outros fins
  • Plataforma de compartilhamento de informações, eventos e divulgação de trabalhos realizados por seus integrantes e parceiros
  • Acompanhamento e análise crítica das notícias relacionadas ao Direito Urbanístico publicadas na grande mídia

 

Quadro inicial de Pesquisadores Associados

 

Alex Ferreira Magalhães

Renata Cristina do Nascimento Antão

Tarcyla Fidalgo Ribeiro

Alice Nohl Vianna

Taiana de Castro Sobrinho

 

Parceiros

 

*IBDU

*CASA FLUMINENSE

*OBSERVATÓRIO DE FAVELAS

*INSTITUTO DE ESTUDOS CRÍTICOS DO DIREITO

 

Contatos

 

  • 021 - 965-268-372
  • O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
  • Facebook – LEDUB
Responsáveis: Cláudia Ribeiro Pfeiffer
Atuação: Planejamento Urbano e Regional, Engenharia Urbana, Gestão Pública, Responsabilidade Social Corporativa e Desenvolvimento Local
Telefone: (21) 3938-1742
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Página Web: http://claudiapfeiffer.wordpress.com




Linhas de Pesquisa

 

  • Gestão e Desenvolvimento Municipal - Contribuir para o conhecimento, a análise e a avaliação das estratégias de gestão e das políticas públicas implementadas nos municípios brasileiros, no período Pós-Constituição de 1988.
  • Responsabilidade Social, Desenvolvimento Local e Políticas Públicas - Contribuir para a qualificação dos debates sobre responsabilidade social e desenvolvimento local no Brasil. Verificar as possibilidades de políticas públicas elaboradas a partir da colaboração entre governo, empresas, organizações sem fins lucrativos e comunitárias e pessoas de universos sócio-econômico-culturais-territoriais diversos - em recortes sócio-territoriais específicos, delimitados a partir de uma característica eletiva definidora de identidade -, resultarem, de fato, no desenvolvimento humano, comunitário e social e na formação de comunidades cívicas.
  • Gestão Participativa de Programas e Projetos - Contribuir para a identificação, a difusão e a produção de indicadores, métodos e técnicas para a gestão e o gerenciamento participativos de programas e projetos sociais e urbanos, a partir do levantamento e problematização de concepções de participação social, gestão e gerenciamento, presentes na literatura sobre os temas, bem como da identificação e análise das formas e resultados da participação social no planejamento e na gestão das cidades hoje.
  • Universidade e Cidade na Produção do Conhecimento - Contribuir para a identificação e a proposição de novas formas de produção e transmissão de conhecimento sobre as cidades e as sociedades. Formas que identifiquem, traduzam e incorporem diversos saberes e diversas linguagens sobre um objeto de conhecimento. Que reconheçam e assumam que os produtores do conhecimento são, simultaneamente, autores e atores, sujeitos que dão unidade e invariância a uma pluralidade de personagens, de caracteres, de potencialidades. Que resultem em teorias e metodologias que favoreçam o desenvolvimento humano, comunitário e social nas cidades.

 

Responsáveis: Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro
Adauto Lucio Cardoso
Luciana Correa do Lago
Orlando Alves dos Santos Júnior
Atuação: Atua identificando as tendências convergentes e divergentes entre as metrópoles, geradas pelos efeitos das transformações econômicas, sociais, institucionais e tecnológicas por que passa o país nos últimos 20 anos.
Telefone: (21) 3938-1932
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Página Web: http://observatoriodasmetropoles.net

 

O Observatório das Metrópoles é um grupo de pesquisa que trabalha na forma de uma rede, e, reune pesquisadores de instituições dos mais variados campos, como por exemplo os: universitário, governamental e não-governamental. As equipes reunidas vêm trabalhando sobre 11 metrópoles e uma aglomeração urbana - Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia, Recife, Salvador, Natal, Fortaleza, Belém e a aglomeração urbana de Maringá, recentemente mais 4 metrópoles estão em processo de inclusão na rede Brasília, Florianópolis, Santos e Vitória.

Além dos objetivos acadêmicos, o Observatório das Metrópoles mantém a sua intenção de aliar suas atividades de pesquisa e ensino com a realização de atividades que auxiliem os atores governamentais e da sociedade civil no campo das políticas públicas.

 

 

Responsáveis: Pedro Abramo
Atuação: Planejamento urbano, estruturação intra-urbana, mercado imobiliário, dinâmica imobiliária e favelas.
Telefone: (21) 3938-1917
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.




Linhas de Pesquisa

 

  • Mobilidade Residencial e a pobreza nas grandes metropoles latinoamericanas
  • A produçao da estrutura urbana e a dinamica Imobiliaria

 

Responsáveis: Helion Póvoa Neto
Atuação: Produzir conhecimento e circular informação relevante sobre as migrações em seu contexto social, histórico, cultural, político e econômico, no Brasil e no mundo.
Telefone: (21) 2598-1921
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Página Web: http://br.groups.yahoo.com/group/niem_rj/




Linhas de Pesquisa

 

  • Migrações e Sociedade
  • Políticas para refugiados
UFRJ IPPUR - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ