UFRJ

Nos dias 20 a 24 de setembro, no auditório do IPPUR, será realizada a XVI Semana de Planejamento Urbano e Regional - "Rio de Janeiro: um território em disputa".

spur2010

O evento visa cumprir seu papel original de possibilitar a divulgação e debate dos resultados parciais e conclusivos das pesquisas em curso abrigadas no IPPUR. E ainda, consagrar parte da sua atenção ao exame das mudanças em curso na Cidade do Rio de Janeiro.

A Semana deseja enfocar estes temas paralelamente aos que emanam das pesquisas e reflexões sediadas no IPPUR.

Para acessar o cartaz do evento clique aqui

Desde a fusão Estado da Guanabara – Estado do Rio de Janeiro, a cidade do Rio foi tematizada como espaço da decadência, da estagnação, da perda de centralidade. O processo de democratização não alterou este quadro; ao contrário, de alguma maneira, acentuou múltiplas dimensões de processos vistos, em seu conjunto, como sintomas de uma crise econômica, política e social. Importantes estudos sobre a dinâmica regional do desenvolvimento econômico situaram a cidade e o estado do Rio de Janeiro fora do pólo dinâmico do sudeste brasileiro. Estagnação econômica, ausência de projeto político e degradação social – favelização, criminalidade, clientelismo – estas seriam as marcas desta cidade.

Em que pese esta força inercial, a política das grandes intervenções urbanas assume agora feição particular nesta cidade, ainda à espera de estudos e análises: que características se mostram presentes em ações como a implantação das Unidades de Polícia Pacificadora? Como se configura o Plano de Aceleração do Crescimento na sua aplicação em favelas desta cidade? Quais as vestimentas cariocas do Programa Minha Casa, Minha Vida? Que múltiplos significados locais e gerais para os moradores, para o território e para a gestão urbana contêm as mega intervenções programadas para a cidade, ancoradas no Projeto Porto Maravilha, nas instalações vinculadas às Olimpíadas de 2016 e à Copa do Mundo de 2014? Que implicações socioespaciais relacionam-se à implantação do corredor viário Arco Metropolitano e do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro – COMPERJ em Itaboraí? Tais intervenções não são triviais, como demonstram as volumosas somas de recursos que envolvem, sugerindo acelerações nas transformações socioespaciais e na compressão espaço-tempo dessas transformações.

A XVI SEMANA PUR deseja enfocar estes temas paralelamente aos que emanam das pesquisas e reflexões sediadas no IPPUR. Para tanto, docentes, pesquisadores, bolsistas de IC e pós-graduandos farão parte deste debate, conforme a programação a seguir.


Programação XVI Semana PUR
Rio de Janeiro: Um território em disputa

Segunda-feira, 20.09.2010


TARDE | 13:30 às 17:00

  • CERIMÔNIA DE ABERTURA DA XVI SEMANA PUR
    Coordenador: Prof. Dr. Jorge Luiz Alves Natal
  • Convidados:
    Prof. Dr. Clélio Campolina Diniz (Reitor UFMG)
    Prof. Dr. Flávio Villaça (FAU-USP)
    Profª. Drª. Ana Fernandes (PPGAU-UFBA)

Terça-feira, 21.09.2010


|MANHÃ|

  • MESA 1| NOVA HEGEMONIA [9:00 – 11:00]

Coordenadora: Profª. Drª Luciana Correa do Lago

Natalia Velloso Santos
Rio, cidade projetada: a política da ordem na imaginação da cidade olímpica

Orlando Junior
O Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano: avanços e limites na difusão dos canais de participação na metrópole fluminense

Carlos Vainer
Rio de Janeiro: Explorações Reflexivas acerca da nova hegemonia e da nova coalizão dominante

  • MESA 2| ATUALIDADES CARIOCAS [11:00 -13:00]

Coordenador: Prof. Dr. Frederico Bandeira de Araújo

Tomás Coelho Garcia
Sobre a violência policial: discursos, situações e gramáticas

Julieta Nunes
Ano 2010: panorama da política governamental para as favelas cariocas

Luiz Cesar.Ribeiro| Filipe Souza Corrêa
Cores das fronteiras Urbanas: Segregação residencial e desigualdades “raciais” na Região Metropolitana do Rio de Janeiro

Thiago Oliveira Lima Matiolli
Para além da cidade partida, ou buscando interpretar um resultado eleitoral


|TARDE|

  • MESA 3| CONFLITOS E NEGOCIAÇÕES [14:00 – 15:30]

Coordenador: Prof. Dr. Carlos Vainer

Tamara Cohen Egler | Fabiana Mabel Azevedo de Oliveira
Um dia a máscara cai: jogos para a cidade do Rio de Janeiro

Juliana L. Pereira| Humberto S. da Silva
Um mapeamento dos conflitos urbanos na cidade do Rio de Janeiro: 1993 a 2010

Raquel Giffoni Pinto| Pedro Henrique Campello Torres
Pesca artesanal e conflito ambiental na Baía de Guanabara: o caso de Magé (RJ)

Cláudia Ribeiro Pfeiffer
Desenvolvimento territorializado: perpectivas de co-laboração no Rio de Janeiro

  • MESA 4| PROJETOS URBANOS – RIO [15:30 – 17:00]

Coordenador: Prof. Dr. Henri Acselrad

Rosane S. dos Santos
Projeto Porto Maravilha: o Urbano como Mercadoria

Bruna da Cunha Guterman
Brand Lapa: o mais carioca dos bairros. Reanimação cultural ou uma estratégia competitiva de consenso?

Mayra Ribeiro Mosciaro
Um caso carioca de gentrificação?

Vanessa Duarte Ferreira / Ricardo Gaulia Borrmann
Gestão de Patrimônio Público: O caso do Palácio Capanema


[VIDEO |17:00 -18:00]

Coordenadora: Profª. Drª. Claudia Ribeiro Pfeiffer

Robert Pechman
Imago Urbis. Cena da vida Urbana

Quarta-feira, 22.09.2010


|MANHÃ|

  • MESA 5| VIDA CONTEMPORÂNEA [9:00 – 11:00]

Coordenador: Prof. Dr. Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro

Priscilla Oliveira Xavier
Do outro lado: dimensões do estrangeiro e da imigração urbana numa produção cinematográfica

Ivan Marques da Silva
Essa Cidade sou Eu: Uma Crônica Sobre A Dimensão Simbólica Da Cidade

Robert Moses Pechman
Imago Urbis. Cenas da vida urbana

Ana Clara Torres Ribeiro/ Vinícius Carvalho Lima
Jogo de sentidos: estratégia e fortuna na experiência urbana

  • MESA 6| |REDISCUTINDO CONCEITOS A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS [11:00 -13:00]

Coordenador: Prof. Dr. Alberto de Oliveira

Felipe Addor
Participação e teoria democrática: reflexão e prática

  • Javier Walter Ghibaudi

Projetos vs projects: ação coletiva e políticas sociais na periferia de Buenos Aires na década de 2000 a partir de dois casos de estudo

Luciano da Silva Barboza
A questão de gênero no discurso do MAB

|TARDE|

  • MESA 7| AS GIGANTES E OS PEQUENOS [13:30 – 15:00]

Coordenador: Prof. Dr. Robert Moses Pechman

Igor Pantoja
Planejamento Privado Social: práticas da Vale em municípios do Maranhão

Luis Fernando Novoa Garzon
BNDES: enclave político a promover enclaves territoriais

Bernardo Mercante Marques
Os conflitos entre carvoeiros e empresas de papel e celulose no Extremo Sul da Bahia

Eduardo Campbel
Privatização do setor elétrico brasileiro: novas estratégias de disputa na relação atingido/empreendedor – o caso da UHE Aimores

  • MESA 8| RETÓRICA DAS REGIÕES [15:00 – 17:00]

Coordenador: Prof. Dr. Adauto Lucio Cardoso

Hermes Magalhães Tavares
Região e desenvolvimento regional na obra de Celso Furtado

Ana B. Machado| Ana C. Rodrigues| Frederico G. Bandeira de Araújo| Marina C. Tedesco|Mayco B. Rodrigues| Natalia V. Santos| Ricardo G. Paris Jr.
Nordestes em disputa no cinema: O Cangaceiro e Vidas Secas

Natalia Velloso Santos| Frederico G. Bandeira de Araujo| Mayco Rodrigues
Duas ou três palavras sobre palavras e imagens que dizemos dizer nordeste

Sávio Tadeu Guimarães
Nos fios tensos da pauta de metal as andorinhas gritam por falta de uma clave de sol – Alguns refrões da música popular brasileira ressoados do desenvolvimento urbano e regional no Brasil.


VIDEO [17:00 -18:00]

Coordenadora: Profª. Drª. Ana Clara Torres Ribeiro

Ana Brasil, Ana Cabral Rodrigues, Carla Nascimento, Frederico Araujo, Marina Tedesco, Natalia Velloso e Ricardo Paris Junior.

Vídeo Sertandanças


Quinta-feira, 23.09.2010


|MANHÃ|

  • MESA 9 | RISCO E SUSTENTABILIDADE [9:00 – 11:00]

Coordenador: Prof. Dr. Mauro Kleiman

Geraldiny Malaguti Caldeira
O risco é igual para todos? Quem escolhe o que temer

Taiana Pitrez Tagliani
Cidade e ambiente. Conflito entre as legislações urbanística e ambiental brasileiras na dinâmica de regularização fundiária em áreas ambientalmente frágeis.

Ivy Schipper
A cartografia da ação e a pesca em São Gonçalo

Carlos R. S. Machado
A cidade, a sustentabilidade e a natureza: Considerações provisórias de um projeto em desenvolvimento

  • MESA 10 | REDES DE INFRAESTRUTURA [11:00 -13:00]

Coordenadora: Profª. Drª. Fania Fridman

Yasmim Ribeiro Mello | Ana Lucia Nogueira de Paiva Britto| Paulo Roberto Ferreira Carneiro|Jose Paulo Soares de Azevedo
Construção de indicadores qualitativos para avaliação da efetividade da gestão integrada das águas urbanas

Raquel Gonzalo Gómez
Projetos de transporte urbano financiados pelo Banco Mundial no Brasil: Correlações e contradições com os modelos de desenvolvimento perseguidos e a retórica de redução da pobreza.

Aldenilson dos Santos Vitorino Costa
A internet no espaço urbano de Palmas – TO: notas preliminares de uma pesquisa


|TARDE|

  • MESA 11 | NARRATIVAS REGIONAIS [13:30 – 15:00]

Coordenador: Prof. Dr. Rainer Randolph

Luís Tôrres Barros
Migração, ocupação do território e urbanização no Centro-Oeste e em Goiás

Mariana Recena Aydos
Migrações Internas no Brasil Contemporâneo: reflexões teóricas e analíticas dos principais fluxos interestaduais e intraestaduais a partir da década de 1980

Cilene Gomes
Questões do desenvolvimento regional no estudo do Vale do Paraiba (SP)

Danielle Rodrigues de Oliveira
Direitos Humanos e Linchamentos na Região Metroplitana de Belém

  • MESA 12| QUESTÕES HABITACIONAIS [15:00 – 17:00]

Coordenadora: Profª. Drª. Tamara Cohen Egler

Aldenilson dos Santos Vitorino Costa
O espaço urbano e a segregação em Palmas – TO: um estudo de caso sobre o bairro Jardim Aureny I

Flávia de Sousa Araújo
A Conquista dos Territórios do Rio Guamá. Novos conflitos, Velhos discursos: o caso do Projeto Portal da Amazônia em Belém do Pará

Thêmis Amorim Aragão
A influência do fator de localização sobre as políticas públicas habitacionais

Flavio Faria de Araújo
Políticas Públicas que auxiliam na expansão imobiliária do Espaço Urbano – Análise e um Estudo de Caso – Niterói – RJ

VIDEO [17:00 -18:00]

Coordenador: Prof. Dr. Pedro Novaes

Silvio Rodrigues
Territórios de sacrifício ao Deus do capital – o caso da Ilha da Madeira

Sexta-feira, 24.09.2010

|MANHÃ|

  • MESA 13 |: RIO DE JANEIRO – CONTOS DE MODERNIDADE [9:00 – 11:00]

Coordenador: Prof. Dr. Helion Póvoa Neto

Leonardo S. dos Santos
A produção social do indesejável: reformas urbanas e atividades rurais no Rio de Janeiro do início do século XX

Clarice Rodrigues de Carvalho
Entre o concreto e o imaginário: as intervenções urbanas e seus reflexos sociais no início do século XX

Juliana Fernandes do Nascimento
Degradados da Cidade: A representação das classes perigosas da cidade do Rio de Janeiro no livro O Bom Crioulo

Fernando A. Souza Pinho
Paris, Rio de Janeiro, Belém: circulação de idéias e práticas na modernização das cidades brasileiras na virada do séc. XX

  • MESA 14| ECONOMIA E EMPREGO - RIO E REGIÃO METROPOLITANA [11:00 – 13:00]

Coordenador: Prof. Dr. Hermes Magalhães Tavares

André Salata| Lygia Gonçalves Costa| Marcelo Gomes Ribeiro| Luiz César de Q. Ribeiro
Trabalho e Estrutura Ocupacional na Região Metropolitana do Rio de Janeiro

Helcio de Medeiros Junior| João Grand Junior
Distribuição espacial dos empregos formais na cidade do Rio de Janeiro: uma análise exploratória

Alessandro F. Figueiredo|André Luiz dos S. e Silva Jr.| Roberto P. Bousquet
Migração e Mobilidade: a Dinâmica Sócio-Espacial do Município de Niterói/RJ

Luciana Corrêa do Lago
Organização popular e Estado no campo da política habitacional: as particularidades do Rio de Janeiro


TARDE | 13:30 às 17:00

  • CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO

Coordenador: Prof. Dr. Orlando Alves dos Santos Júnior

  • Convidados:

Prof. Dr. Luiz Antonio Machado (IESP – UERJ)
Profª. Drª. Renata La Rovere (IE-UFRJ)

PÔSTERES

Apresentações: dia 23/09 ( 5ª feira), a partir das 09:00 horas, na área de exposição (corredor do IPPUR);

Banca de avaliação: Professora Paula Albernaz (FAU/UFRJ)

Professora Tamara Cohen Egler (IPPUR/UFRJ)

Professor Alberto de Oliveira (IPPUR/UFRJ)

  • Ana Carolina Brasil de Oliveira

Inclusão e exclusão em Piraí digital

  • Bernardo Kuehn Andrade Ferreira| Bianca Freitas Soares| Thayssa Rodrigues Melo

Mercado Imobiliário e suas estratégias habitacionais para os setores médios e populares

  • Bruno Neris Basto

O Banco Mundial e as áreas de uso comum

  • Daniel Souza Monteiro de Jesus | Mariana do Carmo Lins

Associações de Moradores e Movimentos de Bairro: uma análise sobre os diferentes protagonistas nos conflitos urbanos na cidade do Rio de Janeiro

  • Daniele Batista Brandt

Escolas do Amanhâ: Entre A Formaçâo de Cidadãos e a Criminalização da Pobreza

  • Danusa Vieira Freire da Silva

Ações do Banco Mundial e suas estratégias junto a populações tradicionais na América Latina

  • Marcio Cabezas Andrade

Curso Energia e Sociedade no Capitalismo Contemporâneo: Análise da Primeira Turma

  • Elizabeth Pessanha Silva

“Olimpíada não Justifica Remoção”: Uma Análise da Resistência na Vila Autódromo

  • Fernando Cardoso Cotelo

Padrões espaciais de ociosidade imobiliária e o Programa Morar no Centro da Prefeitura de São Paulo (2001-2004)

  • Francisco Costa Benedicto Ottoni | Henrique de Oliveira Jacintho

“Viradão Carioca”: novas formas de apropriação do espaço urbano? Continuidade ou ruptura?

  • Gabriel Silva Mieskalo

Valores econômicos, sociais e espaciais

  • Henrique de Oliveira Jacintho

Elementos para o Estudo de Mobilidade Espacial das Ações Culturais no Centro do Rio de Janeiro: o Caso do 12º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens

  • Luiz Felipe Souto Cezar

"De quem é a ação? A luta pelos royalties do petróleo"

  • Mariah Ribeiro | Louise Ramalho

O Ordenamento do Espaço Público e a Luta dos Trabalhadores Informais

  • Mayco Barroso Rodrigues

O Nordeste Presente no Manifesto Regionalista

  • Nívea Silva de Sá

Estudo da perspectiva humanista no planejamento urbano

  • Natalia Andrea Urbina Castellón

Atores e Interesses presentes na Urbanização da Favela Santa Marta (2004-2010)

  • Nathalia Lacerda de Carvalho

Cartografias Sociais: mapeamento participativo em Unidades de Conservação

  • Paula Fernanda da Silva

O Legado do Pan-Americano e a Questão do Uso Social nos Grandes Empreendimentos

  • Paula Gralato Santos | Renata Nogueira Martins

Polícia e Conflitos Urbanos - RJ (1995-2010)

  • Ricardo Gellert Paris Jr

O Nordeste de Vidas Secas

  • Roberto Paschoalino Bousquet | Alessandro F. Figueiredo| André Luiz dos S. e Silva Jr

A Rua Moreira César em Niterói: espaço do consumo de alta renda fora dos shoppings

  • Roberto Paschoalino Bousquet | Alessandro F. Figueiredo| André Luiz dos S. e Silva Jr

A Gentrificação do Bairro do Gragoatá em Niterói: efeito colateral da revitalização urbana ou exclusão planejada?

  • Roberto Paschoalino Bousquet | Alessandro F. Figueiredo| André Luiz dos S. e Silva Jr

Os Grandes Arranha-Céus e Palácios Soviéticos: os Dínamos do Desenvolvimento Sócio-Espacial do Realismo Socialista

  • Sabrina Fentanes Alves | Adriano Martins

Regularização Fundiária na Vila Residencial – UFRJ

  • Tiago Costa Bernardi

Tijuquinha - Um estudo de caso da expansão imobiliária

EXPOSIÇÕES FOTOGRÁFICAS

  • Bernardo Mercante Marques

O Mundo da Produção Ilegal do Carvão Vegetal

  • Elisabeth Rivanda Machado | Thiago Oliveira Granja Moreira

Depois da Chuva

  • Felipe Aggor

Anatomia de uma Maloca

  • Luciana Alem Gennari

São Cristóvão, lugar de memória?

  • Flávia de Sousa Araújo

Minha Casa, Minha Estiva

  • Robert Moses Pechman

Abanque-se

Acesse aqui o arquivo com a programação em PDF

E-mail Imprimir PDF

Av. Pedro Calmon, nº 550 - Prédio da Reitoria
5º andar Cidade Universitária - Rio de Janeiro
Telefone: 21 2598-1923/1673, Fax: 21 2598-1923