Pesquisar

pt br  en us

 

capes horizontal   

Cnpq

        

periodicos2

 

logo faperj cor

 

Curso Cidades, Políticas Urbanas e Movimentos Sociais (Turma 2020)

As inscrições para o processo seletivo de candidatos ao Curso de Especialização / ExtensãoCidades, Políticas Urbanas e Movimentos Sociais estarão abertas no período de 21 de janeiro a 07 de fevereiro de 2020, e deverão ser feitas através do formulário eletrônico acessado neste link: https://goo.gl/forms/9XRGL2BySKrd1ZX72.

A documentação exigida deverá, obrigatoriamente, ser enviada para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

 

Links:

Edital do Concurso de Especialização

Edital do Concurso de Extensão

 

Programa:

Introdução geral

Módulo 1: Elementos de Economia Política

Módulo 2: Urbanização e Capitalismo

Módulo 3: Estado, Classes Sociais e Cidade

Módulo 4: Economia Política da Urbanização Contemporânea

 

Cronograma:

Inscrições: até 07/02/20

Homologação das inscrições:12/02/20

Recurso em face da decisão negativa de inscrição: 13/02/20 (até 16h)

Divulgação do cronograma de entrevistas: 14/02/20

Realização das entrevistas: 18, 19 e 20/02/20

Resultado do concurso: 03/03/20

Interposição de recurso face ao resultado final: 05/03/20 (até 16h)

Convocação dos classificados: 06/03/20

Recepção da turma 2019 e início das atividades do curso: 14/03/20

 

Link: Edital de Monitoria GPDES

 

Errata: O código da disciplina História da Administração Pública no Brasil é GPD532

 

Uma grande oportunidade para pesquisadores doutores, que estejam fora do mercado de trabalho, desenvolverem projetos de pesquisa em território capixaba foi lançada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). Estão abertas até o dia 24 de janeiro de 2020 as inscrições para o Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional (PDCTR), promovido por meio da parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Os trabalhos serão realizados em instituições de Ensino Superior ou pesquisa, sejam elas públicas ou privadas sem fins lucrativos. Os bolsistas selecionados poderão desenvolver projetos de pesquisa ou inovação em todas as áreas do conhecimento.

Como explica o diretor-presidente da Fapes, Denio Rebello Arantes, os selecionados poderão atuar tanto na Grande Vitória como em outras regiões do Estado. “A parceria entre a Fundação e o CNPq incentiva o desenvolvimento científico em todo território capixaba, já que o edital prevê a contratação de pesquisadores como bolsistas para atuarem em instituições no interior do Estado. Além disso, o programa também torna possível aos doutores com título obtido fora do Espírito Santo que se estabeleçam em instituições da Grande Vitória”, pontuou.

Grande Vitória e interior

O objetivo do PDCTR é estimular a mobilidade e a fixação de pesquisadores em todas as regiões do Estado, fortalecer e diversificar os grupos e linhas de pesquisa, alavancar setores considerados de importância estratégica para o desenvolvimento estadual e diminuir as desigualdades entre as regiões capixabas.

Por isso, a chamada pública está dividida em duas vertentes: a primeira diz respeito à regionalização, voltada a doutores titulados em outros estados ou no exterior para realizarem pesquisas em instituições presentes na Grande Vitória; a outra trata da interiorização, destinada tanto a doutores de outros estados ou países bem como a doutores formados ou radicados no Espírito Santo.

“A interiorização é uma importante ação deste edital devido à oportunidade de desenvolvimento da aptidão científica regional, fortalecendo o desenvolvimento tecnológico, a produção científica e os recursos humanos locais”, considera a diretora técnico-científica da Fapes, Denise Rocco de Sena.

A parceria do CNPq com a Fapes garante a aplicação de R$ 9,1 milhões na chamada pública. Cada proposta selecionada terá de seis a 36 meses para ser executada. Além disso, o edital prevê a possibilidade de solicitar auxílio financeiro para desenvolvimento do projeto vinculado à bolsa, no valor de até R$ 30 mil.

Quem pode?

De acordo com as regras do CNPq, os bolsistas estarão divididos em três níveis de bolsa:

- Pesquisador A
Para quem é doutor há, no mínimo, 10 anos, com experiência comprovada na execução e coordenação de projetos, e na criação e consolidação de grupos de pesquisa. Também é necessário ter publicado trabalhos relevantes, internacional e nacionalmente, além de ter experiência comprovada na formação de mestres ou doutores.

- Pesquisador B
Para quem é doutor há, no mínimo, cinco anos de titulação, com experiência na execução ou coordenação de projetos, além de ter publicações de âmbito nacional ou internacional.

- Pesquisador C
Para quem é doutor com menos de cinco anos de titulação, com experiência
comprovada na execução ou coordenação de projetos e com publicações em âmbito nacional.

SERVIÇO:
Edital Fapes/CNPq nº 11/2019 - Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional (PDCTR)
Inscrições até 24 de janeiro
Submissão de propostas pelo SigFapes.


Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Mike Figueiredo
(27) 3636-1867/99309-7100
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Links:

 

Ficha de inscrição Especialização - Turma 2020

 

EDITAL nº 911-2019 - CONCURSO DE SELEÇÃO - CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM POLÍTICA E PLANEJAMENTO URBANO – TURMA 2020

 

Errata: no item 2.1 (2.1 Data e local da inscrição) , onde lê-se "16 de dezembro de 2018 a 24 de janeiro de 2019" (errado), leia-se: "de 16 de dezembro de 2019 a 24 de janeiro de 2020" (correto).

 

4 - Resultado FInal do processo seletivo

Clique aqui para acessar o resultado final do processo seletivo pra Professor Substituto.

 

3 - Horário da Prova didática

Clique aqui para acessar o horário da prova didática.

 

2 - Resultado da prova escrita

Clique aqui para acessar o resultado da prova escrita

 

1 - Primeira Fase - Resultado

Clique aqui para acessar o resultado da 1ª fase do processo seletivo.

 

 

 

Nos dias 11, 12, 13 e 14 de Novembro de 2019 o curso de graduação em Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social do IPPUR/UFRJ recebe inscrições para processo seletivo público para contratação de professor (a) substituto (a) na área de Gestão do Terceiro Setor e Gestão Pública.

 

As informações detalhadas podem ser obtidas nos links abaixo:

 

Links: 

- Edital nº 756 de 05 de Novembro de 2019

- Pontos para o processo seletivo

- Critérios para a prova de títulos

- Calendário do processo seletivo e membros da banca

 

Obs.: As inscrições deverão ser realizadas no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional – Sala João do Rio – Prédio da Faculdade de Letras – Av. Horário Macedo, 2151 – Cidade Universitária - Rio de Janeiro. Horário de Inscrição: 10:00 às 17:00 horas

UFRJ IPPUR - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ