Disciplinas PRU798 e PRU799 - Capacitação Didática I e II (Estágio de Docência)

O estágio de docência é uma atividade desenvolvida por pós-graduandos do stricto sensu, de programas de mestrado e de doutorado. Mais do que um simples cumprimento de créditos, o objetivo do estágio de docência é possibilitar a experiência docente na graduação, visando contribuir para a formação profissional como um todo e, especificamente, para a formação como docente do ensino superior. Assim, no estágio de docência o pós-graduando auxilia um(a) professor(a) na elaboração e apresentação das aulas, na preparação de material didático e no desenvolvimento de uma disciplina ao longo do semestre.

Capacitação Didática I - PRU798 - e Capacitação Didática II - PRU799 - são as disciplinas dos currículos dos cursos de Mestrado e de Doutorado em Planejamento Urbano e Regional correspondentes ao estágio de docência. Estas são disciplinas atípicas, pois cada uma registra 15 (quinze) horas no Histórico Escolar do(a) aluno(a) do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional do IPPUR/UFRJ e não substituem ou complementam a carga horária da grade curricular dos cursos supracitados.
Os discentes dos cursos de Mestrado e de Doutorado em Planejamento Urbano e Regional do IPPUR/UFRJ podem realizar estágio de docência em disciplinas do curso de Graduação em Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social, do IPPUR/UFRJ, ou em disciplinas de outros cursos de Graduação da UFRJ ou de outras Instituições de Nível Superior, desde que tais disciplinas possuam relação com a área de Planejamento Urbano e Regional. Não é aceito o estágio de docência em disciplinas de cursos de pós-graduação.

Obrigatoriedade do Estágio de Docência

De acordo com o Artigo 22 do Regulamento PROEX - Programa de Excelência Acadêmica, disponível em https://uab.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/01122017-Regulamento-do-PROEX-2017-Versao-final-compilada.pdf, o estágio de docência é obrigatório para todos os doutorandos bolsistas da CAPES regularmente matriculados em PPGs contemplados pelo PROEX, ou seja, em Programas que tenham sido avaliados com nota 6 ou 7. Para os demais alunos do doutorado (não bolsistas da CAPES) e para os alunos do mestrado o estágio de docência é facultativo.

Como se inscrever nas disciplinas

As disciplinas não estão disponíveis para inscrição livre através do SIGA - Sistema Integrado de Gestão Acadêmica. Mediante participação satisfatória no estágio de docência, com a apresentação de devida comprovação, o(a) aluno(a) é inscrito(a) diretamente pela Secretaria de Ensino ao final do período no qual o estágio foi realizado.

Como participar de um estágio de docência

1) O(a) aluno(a) deverá observar se algum docente do IPPUR possui edital interno em vigor oferecendo vagas em alguma disciplina do curso de Graduação do Instituto e contendo os critérios para a seleção e demais informações, e se candidatar a uma vaga.
2) O(a) aluno(a) poderá provocar a oferta de vaga em determinada disciplina de seu interesse, em um curso de Graduação da UFRJ ou de outra Instituição de Nível Superior, contatando diretamente o docente responsável pela disciplina.

Registro da disciplina Capacitação Didática no Histórico Escolar

Ao final do estágio de docência o(a) aluno(a) deverá apresentar na Secretaria de Ensino da Pós-Graduação Stricto Sensu uma declaração em papel timbrado da Instituição de Ensino onde o estágio docência foi realizado, contendo as seguintes informações: o nome da disciplina, o nome do Curso, o nome da Instituição de Ensino, o nome do docente responsável, a carga horária cumprida, o grau obtido, a frequência e a assinatura do docente.

No Histórico Escolar do(a) discente de Mestrado é registrada a disciplina Capacitação Didática I e no Histórico Escolar do(a) discente de Doutorado são registradas as disciplinas Capacitação Didática I e Capacitação Didática II.