Caros alunos,

No dia 11 de março, a partir das 9h, estaremos todos juntos, docentes, discentes e técnicos-administrativos, para o IPPUR de Portas Abertas. Neste dia, faremos uma apresentação do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional, sua organização, seus professores e seus técnicos-administrativos, para que todos possam conhecer melhor o lugar onde permanecerão ao longo dos próximos anos, o lugar que também ajudarão a produzir e a animar durante esse período, desenvolvendo suas pesquisas em um ambiente acolhedor e estimulante.

Teremos também um momento para nossa confraternização, antes da aula inaugural, que será proferida pelo Prof. Dr. Carlos Eduardo Martins, do Instituto de Relações Internacionais e Defesa - IRID-UFRJ.

Sejam todos muito bem-vindos!

IPPUR de Portas Abertas

- Manhã

Local: Auditório E1, Faculdade de Letras - UFRJ

9h: Recepção Pós-Graduandos

9h30 às 11h30: Apresentação do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (PPUR)

11h30-11h45: Intervalo

11h45-13h: Apresentação do Corpo Docente do PPGPUR

13h-14h: Almoço Coletivo

- Tarde

14h30: Aula Inaugural PPUR, com Carlos Eduardo Martins

“O Brasil no espaço geopolítico mundial”

Local: Auditório E1, Faculdade de Letras - UFRJ

Carlos Eduardo Martins é Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Professor Associado do Instituto de Relações Internacionais e Defesa (IRID/UFRJ), Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Economia Política Internacional (PEPI/UFRJ) e Coordenador do Laboratório de Estudos sobre Hegemonia e Contra-hegemonia (LEHC/UFRJ). Pesquisador do Grupo de Integração e União Sul-Americana, do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (Clacso) e Pesquisador da Cátedra e Rede Unesco/ONU de Economia Global e Desenvolvimento Sustentável (Reggen). É detentor dos Prêmios Jabuti de Livro do ano não-ficção 2007 e de Livro de Ciências Humanas 2007. É autor de Globalização, Dependência e Neoliberalismo na América Latina (2011), publicado pela editora Boitempo.