Pesquisar

pt br  en us

 

capes horizontal   

Cnpq

        

periodicos2

 

logo faperj cor

 

Prezada(o)s colegas,
 
gostaríamos de convidá-la(o)s a submeter trabalhos à Revista Política e Planejamento Regional (RPPR) voltados a temáticas de política, planejamento e desenvolvimento regional,a serem publicados no número 3 do volume 6 (2019) e do volume 7 (2020).
 
As contribuições devem ser encaminhadas até o dia 15 de agosto de 2019 por meio do sistema de submissão eletrônica da revista.
 
 
Cordialmente
Rainer Randolph - Editor Chefe da RPPR
 
 
Para mais informações, acesse: Procedimento para envio de Trabalhos

Pensar e Planejar o Local

 

Seminário pensar e planejar o local: outras perspectivas, outro desenvolvimento

Como (re)pensar o desenvolvimento local a partir dos paradigmas da diversidade e da equidade? Que questões os grupos subordinados pela cultura hegemônica apresentam hoje para a construção de cidades, bairros e comunidades? Para além das cidades, que alternativas de organização socioespacial esses grupos vêm produzindo?

O Seminário Pensar e Planejar o Local pretende ser um espaço de escuta e diálogo, aberto à comunidade, que incorpore no debate do planejamento local a perspectiva de grupos que vem sendo preteridos nos projetos hegemônicos e cujas práticas/reflexões, que efetivamente produzem/possibilitam desenvolvimentos outros, são frequentemente visibilizadas ou menosprezadas. O evento será composto por cinco mesas de debate, ao longo do mês de junho, onde serão abordadas as seguintes perspectivas: das pessoas com deficiência, da infância, da juventude, de gênero e étnico-racial.

Organização: o seminário compõe as atividades da disciplina Planejamento e Desenvolvimento Local do curso de graduação em Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social da UFRJ, vinculado ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional - IPPUR, que neste semestre está sendo ministrada pelas professoras colaboradoras Patricia Novaes e Mariana Albinati.

Parabenizamos o nosso aluno Júlio Cesar Silva Dias, que recebeu Menção Honrosa pelo trabalho intitulado: "O manejo interinstitucional da “degradação legítima”. A burocratização subordinada da avaliação de impactos ambientais no planejamento territorial coordenado pela política energética brasileira."

 

Link da premiação: http://anpur.org.br/2019/05/13/ii-premio-rodrigo-simoes-de-teses-de-doutorado-2019/

Palestra com Aristides Monteiro Neto no GPDES/IPPUR

 

Tema: Federalismo e governos estaduais no Brasil
 
Data: 17/06/2019
 
Horário: 15h30
 
Sala F-110
 
 
Sobre o palestrante: Aristides Monteiro Neto é economista com doutorado em Economia Aplicada pelo IE/UNICAMP (2005) e mestrado em Economia pelo PIMES/UFPE (1995). É técnico em Planejamento e Pesquisa do Ipea desde 1997. Foi chefe da Assessoria de Planejamento e Articulação Institucional do Ipea (2011-2012). Foi secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco (jan/2007-jul/2009) e assessor especial do Governo de Pernambuco (ago/2009-mar/2010). É especialista em Desenvolvimento Econômico, Economia Regional e Políticas Públicas.
UFRJ IPPUR - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ