enade

O INEP divulgou, no começo de outubro, os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2018. Os alunos do GPDES obtiveram a nota 4 no exame, sendo a nota máxima 5. Segundo o profº Paulo Reis, o GPDES melhorou sua avaliação em relação ao Enade 2015, e passa agora a ser um dos dez melhores cursos de graduação na área de Administração Pública do país.

O resultado do Enade 2018 confirma os esforços contínuos do corpo docente do IPPUR, dedicado a formar quadros capacitados para contribuir com o desenvolvimento social e econômico do Brasil.

Além disso, também demonstra o compromisso e o empenho dos alunos do GPDES em representar o IPPUR/UFRJ no exame, corroborando a qualidade da formação acadêmica.

ENADE

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)  desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

No ENADE 2018 foram avaliados 61 cursos de bacharelado no Campo de Públicas e 80 cursos tecnológicos em Gestão Pública.

De acordo com profº Paulo Reis, coordenador do GPDES, apenas 11 cursos no país alcançaram nota 4 no ENADE 2018. A nota do ENADE é dividida em cinco (5) categorias de 1 a 5, sendo que a nota máxima (5) só foi alcançada por 4 cursos.

"A nota 4 no ENADE 2018 indica que o GPDES está entre os 8 melhores cursos de bacharelados do Campo de Públicas. Em uma primeira análise, essa nota 4 aponta o compromisso e a qualidade dos 92 estudantes concluintes que realizaram a prova, tendo em vista que a nota do curso foi calculada com base no desempenho desses estudantes. No entanto, para além do desempenho dos estudantes na prova, a nota 4 do GPDES confirma o engajamento de todo o corpo social do IPPUR, docentes, técnicos e discentes, com a consolidação da graduação em gestão pública na UFRJ e com o fortalecimento e institucionalização do Campo de Públicas no país. Em que pese as adversas enfrentadas pelo curso, esse resultado, somado a criação do curso de especialização em Gestão Pública e a submissão da proposta de criação do curso de mestrado em Gestão Pública, também expressa o esforço do IPPUR para se consolidar como um centro de excelência e de referência na área de Gestão Pública e do Campo de Públicas", explica Paulo Reis.

Enade e o Campo das Públicas

Essa é apenas a segunda edição do ENADE voltado exclusivamente para os cursos do Campo de Públicas. A realização dessa prova só foi possível com a aprovação das DCNs do Campo de Públicas, pois até então os cursos de Administração/Gestão Pública eram avaliados segundo as DCNs da área de Administração (leia-se Administração de Empresas). Portanto, a realização de um ENADE próprio para os cursos do Campo de Públicas, por si só, já representa uma grande conquista para o Campo.

A prova do ENADE é realizada a cada três anos pelo INEP/MEC e a sua primeira edição para o Campo de Públicas aconteceu em 2015, quando 51 cursos de bacharelados foram avaliados. Essa segunda edição, cujo resultado acaba de ser divulgado, contou com a participação de 58 cursos de bacharelados.

A prova possui um conjunto de questões que avaliam a formação geral e a formação específica da profissão de gestor público, que correspondem, respectivamente, a 25% e 75% da nota final no ENADE.

Para mais informações acesse:

Relatório do Curso Administração Pública da Universidade Federal do Rio de Janeiro